União dos Palmares - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Blog/ Edmilson Teixeira

União dos Palmares

21/08/2013 23:39

Desde terça-feira que operadores de estações de tratamento de água  de Alagoas, estão participando em União dos Palmares, de um curso de capacitação, focado no enfrentamento das doenças de veiculação hídrica que estão ocorrendo em Alagoas é que já chegou até a matar dezenas de pessoas.  À frente do evento está a Funasa por meio do Serviço de Saúde Ambiental de Alagoas. O curso que chega a seu final nesta quinta-feira é ministrado pelo renomado bioquímico Osman Lira, integrante da Funasa de Pernambuco. Técnicos da Vigilância Sanitária e da Sesau também participam. Segundo o Superintendente da Funasa Alagoas, Roosevelt Patriota, seu órgão, adquiriu recentemente uma Unidade Móvel para o Controle de Qualidade da Água, que visa auxiliar o estado e  os municípios no controle da qualidade da água para consumo humano, a fim de que  não venha ocorrer novos surtos de diarreia em Alagoas. O curso esta ocorrendo no Centro de Treinamento da Funasa, lá em União.

Gestão Municipal

Entre os dias 2 e 13 do próximo mês, o IFAL  estará recebendo inscrições de portadores de diploma de graduação que desejam cursar uma especialização, no órgão. É que o IFAL está oferecendo gratuitamente o curso de Gestão Municipal, modalidade a distância, vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão sendo ofertadas 150 vagas, das quais 30% são reservadas para servidores do próprio IFAl e as demais de ampla concorrência, distribuídas entre os polos de Maragogi, Palmeira dos Índios e Penedo.

Conferência

Representantes dos 102 municípios alagoanos estão sendo esperados amanhã em Maceió, no Centro de Convenções, para IV Conferência Estadual do Meio Ambiente; que este ano vai destacar o tema: Resíduos Sólidos.  Esses últimos dois meses foram marcados pelas Conferências Regionais, que reuniram mais de 90 municípios para debater e levantar propostas que serão aprofundadas sexta e sábado desta semana. O final dessa Conferência, será marcado com a eleição que escolherá os representantes alagoanos para a Conferência Nacional  que acontece em Brasília, em outubro próximo.

 

Anadia 

 A estudante de uma escola municipal anadiense, Maria Cibela Silva, 18, está num grupo de 78 alunos de todo o Brasil, com idade de 16 a 22 anos, que ganhou o título de  “deputada federal”, após  ter seu projeto selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Cibela elaborou um Projeto de Lei que determina que as escolas públicas passem a desenvolver pesquisa de campo com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. A adolescente foi selecionada entre 1.631 estudantes brasileiros, dos quais, 8 eram alagoanos, através de um concurso de redação que tinha o intuito de implantar propostas para a melhoria de setores como educação, saúde e inclusão social do país.


Anadia- tarefa

 Sua missão agora é participar de uma jornada parlamentar entre os dias 23 e 27 de setembro na Câmara dos Deputados. A simulação da rotina dos trabalhos Legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Moradora do povoado Duas Estradas, a estudante que pretende se formar em Pedagogia, chama a atenção por sua determinação. De acordo com sua mãe Maria da Penha, ela viu pela televisão o anúncio do programa “Parlamento Jovem 2013”, elaborou a redação e encaminhou o documento pessoalmente para a Secretaria Estadual de Educação.

 

Viçosa

A Ponte da Velha será palco hoje a partir das 17h,  III Edição da Feira da Ponte. O evento visa carimbar a passagem do Dia do Folclore. Na programação: apresentações culturais, artesanato e a peculiaridade da típica feira de Viçosa que atrai visitantes pela variedade de produtos.

Girau do Ponciano

Prefeito Fabinho Aurélio, tem dado ênfase nos serviços de saúde do município. Inovou no setor, oferecendo para a comunidade, atendimento noturno no principal Posto de Atendimento. São serviços odontológico, consulta com psicóloga, vacinação,  pré-natal; exame preventivo colo do útero e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças. Afirma que os PSF foram colocados em perfeito funcionamento, assim como o Hospital.  


Treinamento

Ontem pela manhã em seu auditório, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) realizou a abertura do treinamento técnico com representantes das prefeituras e das Câmaras Municipais sobre a implantação dos “Portais de Transparência” em cada município. O curso segue até amanhã e tem o foco na implantação e operacionalização dos Portais.

 

 Ajuda

A Confederação Nacional dos Municípios acredita que os prefeitos alagoanos só vão respirar aliviados depois que a ajuda financeira aos municípios for creditada nas contas. Essa data ainda não está definida, mas, a partir de setembro, os municípios deverão receber duas parcelas de um montante total de R$ 3 bilhões reservados para incentivar a melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais. Os recursos, segundo a CNM, serão rateados entre os municípios, de acordo com os coeficientes individuais definidos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ajuda – origem

Essa ajuda financeira foi aprovada na terça-feira, na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 613/2013, criada para desonerar a cadeia produtiva do álcool. Além de conseguir a aprovação deste texto específico, o relator incluiu, na proposta, o reforço de caixa para as prefeituras, como forma de compensar a queda na arrecadação que as administrações municipais enfrentam com as medidas de desoneração.

Delmiro

Todos os vereadores aprovaram na terça-feira, Projeto de Lei nº 011/2013 do Executivo que estabelece agora em agosto, o pagamento retroativo do mês de maio aos profissionais da rede municipal de ensino. Serão pagos os 7,99% dos professores e 9% dos profissionais do apoio administrativo. A proposição foi votada em regime de urgência, onde foram realizadas duas sessões seguidas para a aprovação.

  • Comentários