Veja imagens do eclipse lunar pelo mundo - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Site

Veja imagens do eclipse lunar pelo mundo

Fenômeno começou por volta de 10h45 deste sábado (10), horário de Brasília

IG 10 Dezembro de 2011 - 18:28

Foto: Reuters

Mais de 600 se reuniram no início da manhã, em um observatório na Califórnia, para observar o eclipse

Mais de 600 se reuniram no início da manhã, em um observatório na Califórnia, para observar o eclipse

O último eclipse lunar em três anos ocorreu neste sábado. O fenômeno não pode ser observado do Brasil, pois a Lua estava do outro lado do globo. Mas da Austrália e partes da Ásia foi possível observar ao fenômeno.

Este é o segundo eclipse lunar total deste ano, quando o toda a lua está na sombra da Terra e aparece avermelhada. O eclipse de junho foi o mais longo dos últimos dez anos e pôde ser observado no Brasil.

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.

O diretor do planetário de São Paulo João Paulo Delicato explica que todo ano acontecem no mínimo dois eclipses solares e no máximo sete. Quando ocorrem sete eclipses, três são lunares e quatro, solares. A ocorrência do fenômeno está relacionada com a combinação da rotação da Terra e da Lua e a fase da Lua  (cheia ou nova)

Veja imagens do eclipse pelo mundo.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.