Pré-matrícula pela internet facilita acesso às escolas da rede pública - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Pré-matrícula pela internet facilita acesso às escolas da rede pública

Processo segue até o dia 6 de janeiro e é restrito às unidades da capital

Assessoria 28 Dezembro de 2011 - 17:16

Foto: Valdir Rocha - Assessoria

Pré-matrículas na rede estadual em Maceió seguem até 6 de janeiro

Pré-matrículas na rede estadual em Maceió seguem até 6 de janeiro

Desde a última terça-feira (27), as escolas da rede pública estadual em Maceió realizam a pré-matrícula de alunos novatos via Internet. O processo informatizado, que prossegue até o dia 6 de janeiro e é restrito às unidades da capital, reduz para dez minutos o que antes demorava um dia inteiro, ou mais.

“Agora está muito mais fácil para matricular nossos filhos, pois é rápido, sem demora e ainda temos mais chance para conseguir a vaga”, avalia a diarista Flávia dos Santos, que escolheu três escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa) como opções para matricular o filho de 11 anos na 6ª série do Ensino Fundamental. “Aqui o ensino é bom e ele terá condições de ter um futuro melhor”, afirma.

Já a dona de casa Claudivânia Alves, moradora do conjunto Village Campestre, optou pela Escola Estadual Geraldo Melo, no Graciliano Ramos, para matricular o filho. “O irmão mais velho dele já estuda aqui e gosto muito da escola porque, além de ser perto de casa, tem disciplina e bom ensino”, conta.

Democratização

Para o diretor da Escola Estadual Geraldo Melo, Nilson Ferreira, a informatização da matrícula, além de agilizar a inscrição dos novatos, promove uma melhor distribuição de vagas. “Agora, a oferta das vagas foi democratizada e descentralizada”, diz.

O educador ainda destaca outra vantagem do novo sistema: a integração entre pais e filhos por meio da tecnologia. “Antes, os pais reclamavam que os adolescentes ficavam o dia inteiro no computador. Agora, eles podem aproveitar esse momento de pré-matrícula para fazer algo junto com o seu filho e também aprender com ele”, pontua.

Para esclarecer dúvidas sobre a pré-matrícula, a unidade de ensino promoveu uma reunião com os pais e distribuiu kits com todas as informações necessárias para efetuação do cadastro.

Números

Segundo cálculos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), até o final da tarde desta quarta-feira (28), 5.015 pré-matrículas haviam sido efetuadas por meio do site http://www.matriculaonline.al.gov.br . A estimativa da secretaria é que a rede pública estadual receba 20 mil novos alunos para o ano letivo 2012, dos quais nove mil apenas em Maceió.

Os alunos poderão ser inscritos em uma das 108 escolas da rede pública estadual em Maceió. Após fazer a pré-matrícula do filho, o pai ou responsável deverá retornar ao site no período de 21 a 29 de janeiro. Munido de um protocolo de acesso – gerado no ato da pré-matrícula – ele vai acessar o site para conferir em qual unidade o aluno vai estudar e o dia e hora agendados para a realização da matrícula definitiva.

No interior, o processo de matrícula ocorre no formato tradicional e ocorre no período de período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro.

Suporte

Para quem não possuir computador em casa, nem tiver acesso a uma lan house, a SEE disponibilizou pontos de apoio em 41 escolas. Nestas unidades, os pais ou responsáveis poderão realizar a inscrição do filho com a orientação de técnicos da secretaria. As instituições escolares estão abertas de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para esclarecer as dúvidas dos pais, a secretaria também colocou à disposição telefones das quatro Coordenadorias Regionais de Educação(CREs) de Maceió (ver lista abaixo). Informações adicionais podem ser encontradas no site da pré-matrícula ou pelo e-mail matriculaonline@educacao.al.gov.br .

Contatos para suporte à matrícula:

1ª CRE - Rua Melo Moraes, 426, Centro - 3315 1200/1201/1204 e 3315 1452

13ª CRE - Rua Epaminondas Gracindo, 238, Pajuçara - 3315 3926/ 3928/ 3919

14ª CRE - Rua Odemburgo Paranho Filho, 341, farol - 3315 4776/ 9915

15ª CRE- Cepa - Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol- 3315 1415/1416/1417

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.