Excesso de sol e calor aumentam casos de insolação - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Saúde

Excesso de sol e calor aumentam casos de insolação

Principais sintomas são desidratação e queimaduras na pele, além de dor de cabeça, tontura e febre

Agência Brasil 07 Janeiro de 2012 - 22:55

Foto: Divulgação

Para evitar a insolação recomenda-se o uso de loções corporais refrescantes

Para evitar a insolação recomenda-se o uso de loções corporais refrescantes

O Ministério da Saúde alerta para casos de insolação provocados pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Os principais sintomas são desidratação e queimaduras na pele, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem provocar inconsciência.

De acordo com o ministério, se proteger utilizando apenas o guarda-sol durante grande parte do tempo não é solução para o problema - mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode pegar insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo.

Pessoas com sintomas de insolação devem ser levadas imediatamente para um local bem arejado e com sombra e receber hidratação por via oral para repor os líquidos perdidos. Em casos de queimadura solar, compressas frias de chá de camomila ou de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele.

Outra orientação é usar loções corporais refrescante e evitar e ingestão de bebidas alcoólicas, já que elas fazem com que o corpo perca ainda mais líquido. É recomendado também usar roupas leves e claras, de algodão, e manter uma alimentação com base em frutas e verduras.

Comentários


  • O MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVERIA DISTRIBUIR PROTETOR SOLAR, A EXEMPLO DAS CAMISINHAS QUE SÃO DISTRIBUIDAS GRATUITAMENTE. PRINCIPALMENTE SE A JUSTIÇA CONSEGUIR REAVER O DINHEIRO PÚBLICO QUE É DESVIADO, \"ROUBADO\" PELOS MEMBROS DOS TRÊS PODERES, ENTÃO PODERIA UTILIZAR PARTE DO DINHEIRO RECUPERADO, PARA A PRODUÇÃO DE PROTETOR SOLAR.

    ELIEZER DE AZEVEDO FALCÃO em 08/01/2012 as 13:01

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.