Nova prefeita de Traipu exonera secretariado - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Política

Nova prefeita de Traipu exonera secretariado

Conceição Tavares assume Executivo e afasta aliados de Marcos Santos

08 Fevereiro de 2012 - 07:42

Foto: Davi Salsa

Conceição deve estudar inicialmente demandas da Educação

Conceição deve estudar inicialmente demandas da Educação

O Barão do São Francisco está cada vez mais enfraquecido. Em sua primeira medida como prefeita de Traipu, a vereadora Conceição Tavares (DEM) exonerou todos os aliados de Marcos Santos (PRTB) de seus cargos na administração pública. A ação é a primeira de uma série de medidas para moralizar o município.

Conceição não tem pressa para escolher os novos secretários. A calma é justificada: os primeiros dias de seu governo serão de avaliações. A nova prefeita está estudando a situação de cada secretaria de Traipu para, só então, montar sua equipe. “A gente vai fazer um levantamento de todas as secretarias. Vamos fazer uma auditoria na administração anterior”, explica.

A análise das pastas é necessária até mesmo para cumprir ordem judicial. Na mesma decisão que deu o cargo de prefeita para Conceição, a Justiça estipulou o prazo de dez dias para que a nova gestora apresente dados sobre a administração do município.

Ontem, o foco da prefeita foi na Secretaria de Educação, uma das mais afetadas pela administração de Marcos Santos e seus aliados. Além de estudar documentos da pasta, Conceição esteve reunida com professores da rede pública e com o sindicato da categoria. “Eu quero saber qual é a necessidade deles”, comenta. A prefeita anuncia ainda hoje o nome do novo secretário de Educação de Traipu.

POSSE

Conceição foi empossada prefeita na manhã de ontem (7), em sessão da Câmara Municipal. A nomeação atende a decisão liminar do juiz federal Gilton Batista. O magistrado determinou o afastamento da vice-prefeita Julliany Machado porque ela estaria mantendo o esquema de corrupção instalado por Marcos Santos no Excutivo municipal.

Conceição Tavares
“Minha gestão será participativa”, afirma

De posse do novo cargo, Conceição Tavares avalia que será preciso ter o auxílio da sociedade de Traipu para gerir o município de forma eficiente. A ideia da prefeita é administrar a cidade por meio de parcerias com sindicatos e associações de classe.
“A prefeitura não é minha, a prefeitura não tem dono. A prefeitura é pública e eu quero trabalhar com o apoio de toda a sociedade”, declara a nova prefeita. É justamente para tentar alterar a realidade do município que Conceição solicita apoio popular. “Isso não pode ser um desejo só meu, mas de todo mundo”, ressalta.
Na avaliação da perfeita, a participação popular é essencial para o sucesso de sua administração. “A gente vem de uma luta de muitos anos e, agora que estou na prefeitura, seria injusto eu não trabalhar com a sociedade organizada. Minha gestão será participativa. Nosso intuito é acertar”, destaca.
A prefeita está agendando encontros com diversos setores para identificar os problemas sentidos por cada categoria profissional. “Vamos ter reunião com os agentes [de saúde], com os professores, com a guarda municipal, com todas as classes. Estamos colhendo material para redefinir o quadro de Traipu”, explica.

SECRETÁRIOS

Conceição define seu secretariado no decorrer da semana. Segundo a prefeita, as escolhas se darão de forma conjunta com a sociedade. Não há nenhum nome indicado para as pastas, mas já se tem uma certeza: “Nenhum secretário da gestão anterior fica. De forma nenhuma’, declara.

Comentários


  • o que vai ser da nossa bonita e pacata traipu?

    bezerra em 31/05/2012 as 12:36

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.