Secretário reúne prefeitos alagoanos para discutir Plano Municipal de Saúde - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Cidades

19 Jun de 2017 - 19:42

Secretário reúne prefeitos alagoanos para discutir Plano Municipal de Saúde

Gestores devem elaborar documento com diretrizes para ações de 2018-2021
Tribuna Hoje, com Agência Alagoas
Secretário Christian Teixeira reuniu gestores municipais para apresentar a importância do Plano, na Associação dos Municípios Alagoanos Reprodução Secretário Christian Teixeira reuniu gestores municipais para apresentar a importância do Plano, na Associação dos Municípios Alagoanos

Os prefeitos dos 102 municípios alagoanos precisam elaborar, durante o primeiro ano de gestão, o Plano Municipal de Saúde, instrumento essencial para nortear as ações e os serviços de saúde durante o período 2018-2021. Para isso, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, reuniu os gestores municipais e apresentou a importância do Plano, nesta segunda-feira (19), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

O Plano Municipal de Saúde deve ser entregue juntamente com o Plano Plurianual (PPA), mostrando a realidade de cada cidade. Com isso, espera-se melhorar a assistência prestada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Christian Teixeira, com um planejamento bem elaborado será mais fácil enfrentar as dificuldades encontradas na área da saúde e garantir mais qualidade nos serviços. “Para que os planos municipais sejam bem elaborados, a equipe da Sugeps [Superintendência de Planejamento e Participação Social] irá assessorar os gestores municipais que precisarem de ajuda”, afirmou o secretário.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Izabelle Pereira, exaltou a parceria entre Cosems/AL, Sesau e AMA. Isso porque, segundo ela, o trabalho integrado entre as três instituições dará mais suporte aos técnicos dos municípios. “Os Planos Municipais de Saúde precisam ser construídos em coerência com a realidade de cada cidade, ouvindo algumas demandas da população e fortalecendo tanto os indicadores locais como melhorando os serviços de saúde da região”, destacou Izabelle Pereira, que também é secretária de Saúde de Teotônio Vilela.

A equipe da Sesau irá realizar duas capacitações sobre Planejamentos Municipais de Saúde. A primeira acontece nesta terça-feira (20), para os 56 gestores municipais da I Macrorregião, no auditório da AMA, às 9h. Na quarta-feira (21) será a vez dos outros 46 municípios da II Macrorregião, em Arapiraca, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), às 9 horas.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.