Saúde

11 Abril de 2012 - 12:29

INSS realiza perícia médica hospitalar e domiciliar

Segurados devem comunicar a impossibilidade de locomoção
Assessoria
 Ilustração

O segurado que está internado ou com dificuldade de locomoção pode solicitar ao INSS a perícia médica em casa ou no hospital. Nesses casos, basta um familiar ir a agência do INSS, antes do dia marcado para a perícia médica, e levar um documento do médico ou do hospital atestando a internação ou dificuldade de locomoção. Também é necessário levar carteira de trabalho do segurado. Vale ressaltar, que o médico perito terá um prazo de até cinco dias para a realização da perícia hospitalar ou domiciliar.

A perícia médica é necessária para a concessão dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença. Esse benefício é concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, exceto os domésticos, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga a partir do afastamento das atividades .

O requerimento do auxílio-doença é realizado pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). No ato é agendado dia, hora e a agência do INSS onde será realizada a perícia médica.

Comentários

  • Sandra Assad

    em 11/05/2016 as 17:10

    "Moro em São Paulo.
    Tenho um irmão interditado , por doença psiquiatrica, de quem sou curadora , que se encontra internado há 6 anos no hospital psiquiatrico de Marilia - S. P.
    Como saber quando devo solicitar visita hospitalar para comprovação de vida ?
    O banco me avisou que precisa recadastrar.
    Como e onde pedir pericia hospitalar ?
    Att.
    Sandra"

  • Gustavo Honorato

    em 21/10/2015 as 07:15

    "bom dia. gostaria de saber quais os documentos preciso esta no dia da pericia la no hospital junto com o internado."

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.