Estoque do Hemoal está com 14% do limite mínimo exigido - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Estoque do Hemoal está com 14% do limite mínimo exigido

Das 300 bolsas necessárias diariamente, órgão tinha apenas 43 ao meio-dia desta sexta

Assessoria 27 Abril de 2012 - 19:37

Foto: Assessoria

Estoque do Hemoal  tem carência de todos os tipos sanguíneos

Estoque do Hemoal tem carência de todos os tipos sanguíneos

Em decorrência da grande demanda de transfusões durante a última semana, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com apenas 14% do limite mínimo permitido. Isso significa dizer que, das 300 bolsas necessárias diariamente, o órgão só possuía 43 até às 12 horas desta sexta-feira (27), segundo dados obtidos junto ao Setor de Dispensação da unidade.

Uma realidade que preocupa a direção do Hemoal, já que o estoque está carente de todas as tipagens sanguíneas, mas principalmente de A Negativo e Positivo, B Positivo e Negativo e O Positivo e Negativo.  Por esta razão, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, faz um apelo para que a população possa se candidatar à doação de sangue.

“Apelamos à solidariedade, principalmente no que diz respeito ao sangue O Negativo, que é doador universal e pode ser utilizado em momentos de emergência. Sem falar no agravante de que, pacientes cujo sangue seja O Negativo, só podem receber transfusões da mesma tipagem”, alerta Verônica Guedes.

Onde e como doar

Para se candidatar à doação de sangue é necessário se dirigir até o Hemoal Trapiche. O órgão está situado na rua Dr. Jorge de Lima, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h. Caso prefira, o voluntário pode comparecer ao Hemoal Farol, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e está localizado no Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima.

Ainda de acordo com a diretora do Hemoal, no caso dos voluntários que estiverem no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Quem pode doar

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é preciso ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário se dirigir ao Hemoal ou Hemoar acompanhado dos pais, além de portar uma autorização por escrito, cujo formulário pode ser baixado o site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É necessário que o candidato à doação compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.