Taxistas de Maceió reivindicam acesso ao Aeroporto Zumbi dos Palmares - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Taxistas de Maceió reivindicam acesso ao Aeroporto Zumbi dos Palmares

Protesto bloqueou a saída de veículos por quase 2h; turistas e até conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foram barrados pelos profissionais

04 Mai de 2012 - 01:41

Foto: Petrônio Viana

Atualizada às 3h13

Profissionais ligados à Associação dos Taxistas de Maceió realizaram na madrugada desta sexta-feira (4) um protesto contra a portaria 001/2012, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Rio Largo, que proibiu taxistas de outras cidades, inclusive da capital alagoana, de circularem com bandeira exposta dentro das dependências do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

No início do protesto, os taxistas queimaram alguns pneus para impedir a saída de veículos do aeroporto. A ação serviu apenas para impedir o tráfego enquanto os profissionais posicionavam os veículos na pista de acesso à BR-104. O objetivo era impedir qualquer veículo, de passageiros ou não, de deixar a área do aeroporto.

O Corpo de Bombeiros rapidamente extinguiu o fogo, ajudado pela chuva que caía na região, mas quando o trabalho foi concluído, a pista estava completamente bloqueada pelos táxis. No trecho de entrada do aeroporto houve um pequeno congestionamento no início da manifestação, mas sem maiores problemas. 

O horário do protesto - iniciado por volta das 1h20 - foi escolhido pelo grande fluxo de aviões que chegam a Maceió. Durante o período em que a reportagem do Tribuna Hoje esteve no local - cerca de 40 minutos - quatro aviões aterrissaram no aeroporto.

Um dos primeiros veículos barrados pelos taxistas era do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Otávio Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa. O conselheiro chegou a negociar com representantes da Associação dos Taxistas, mas até as 2h seu veículo ainda se encontrava parado na saída do aeroporto. 

Com mais e mais aeronaves pousando, o fila de carros na saída do aeroporto foi aumentando. Alguns motoristas mais exaltados tentaram furar o bloqueio se arriscando pela calçada ao lado da pista. Quando os taxistas perceberam a estratégia, trataram de posicionar mais veículos de modo a impedir que mais carros passassem pelo local.

A Polícia Militar foi ao local, mas assistiu de longe a manifestação. Até as 3h desta sexta, o protesto ainda não havia terminado.

Proibição

Segundo informações de Alexandre Santos, 42 anos, a frota de táxis de Rio Largo não atende ao enorme número de pessoas que circulam pelo aeroporto. Ele conta que uma blitz obriga o passageiro a descer do táxi não conveniado. “Eles nos param, mandam os passageiros descerem do nosso carro e os direcionam para os de Rio Largo”, afirma.

Jair Barbosa conta que, na portaria do aeroporto, existe uma mulher conhecida como “Lindinha” denegrindo a imagem dos motoristas de táxi de Maceió, apontando um trabalho de melhor qualidade e segurança pelos conveniados.

Veja um trecho do comunicado:

Para todos os táxis da capital, de outras cidades do interior e de outros estados da federação que fica a partir desta data terminantemente proibida a circulação destes com a bandeira exposta, apagada ou acesa, nos veículos no município de Rio Largo, inclusive no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado neste município

(...) O descumprimento de qualquer uma das hipóteses acima caracterizará que o veículo está em operação realizando transporte remunerado de passageiros sem autorização, conforme preconiza a Lei 9.503/1997”.

De acordo com a portaria, em caso de embarque contratado, o motorista deverá ter em mãos uma placa anunciando o nome do contratante e seu veículo deve ser estacionado em área privada.

Já nos casos de desembarque, ele deverá se encaminhar apenas para o portão de embarque A1, não podendo realizar embarques de outrem. 

Comentários


  • Gostaria de saber o que foi resolvido até hoje? A respeito dos taxistas de maceió . E pra começar deveriam começar tirando os carros particulares que fazem abordagens e transportes de passageiros. Isso sim é que é um absurdo

    taxista em 11/09/2012 as 19:59

    O negócio é o seguinte ou bota ordem de todas as formas nessa bagunça ou Alagoas continuará sempre na contra-mão dos demais estados. TODOS (taxistas, agentes e taravessadores) QUEREM COMER UMA FATIA DO BOLO. Então vamos fazer valer a lei e ordenar de vez esta bagunça. Sou a favor do credenciamento como ocorre em todas as utras cidades que possuem aeroportos, shoppings ceters (lembrem-se que nos shoppings só permanecem os credenciados), centro de convenções etc. O problema é que em Rio Largo não estava executando a lei de forma correta. Aí quando resolveram apertar o cinto desagradou a muita gente que estava acostumado a facilidade de entrar e sair quando queriam e da forma que desejam. Mas, LEMBREM-SE TAMBÉM QUE A EXIGENCIA DO CREDENCIAMENTE PARTE PRIMEIRAMENTE DA INFRAERO E DEVE SE CUMPRIDO. SOU A FAVOR DE UMA SOCIEDADE EVOLUIDA E CORRETA sem beneficiar ninguém.

    AMÉLIA em 07/05/2012 as 11:35

    POIS BEM SOU TAXISTA DE MACEIO,E TENHO AMIZADE COM ALGUNS DO AEROPORTO,EM BORA TODOS QUEIRAM DEFENDER SEU PÃO,LIDERANÇAS E ALTORIDADES DEFENDEM SEUS ENTEREÇES. FIQUEI SABENDO QUE A UNS DOIS ANOS ATRÁS OUVE UMA LICITAÇÃO PARA TÁXI COMUM PARA DAR UMA SEGUNDA OPÇÃO A POPULAÇÃO, É QUE NA OPORTUNIDADE SÓ EXISTÍA UMA ÚNICA COOLPERATIVA (COMTAL) POIS BEM,A VERDADE É QUE HOJE ATENDE COMO SEGUNDA OPÇÃO( ASTRIL) SEM LICITAÇÃO ALGUMA POIS FOI FEITO UMA TROCA DE FAVORES QUE UNE SUPERINTENDENCIA DA INFRAERO/AL,PREFEITURA DE RIO LARGO E SMTT DA MESMA CIDADE,OS PREÇOS POR EXEMPLO É DE 60,00 PARA COMTAL E DE 55,00 PARA ASTRIL ATÉ 28 KMS.(PAJUÇARA,P.VERDE,JATIÚCA E C.DAS ALMAS) OS SERVIÇOS DAS QUE OPERA COM RADIO TAXI EM MACEIÓ COBRA ATE 20% MAIS BARATO E O PROBLEMA ESTÁ AI. NEM SEMPRE QUEM CHEGA A MACEIÓ QUER ANDAR COM OS TAXISTA DE RIO LARGO,POIS NÃO SÃO TODOS MAIS A MAIORIA PELO FATO DE CORRER( VEZ )OU SEJA QUEM DESSE DE 1º VAI A 120KM/H E VOLTA A 200KM/H PARA GARANTIR A ( VEZ ). RELATOS DE PESSOAS QUE JÁ ANDARAM COM O TAIS, OUTRA VERDADE É QUE OS MOTORISTAS QUE RODAM NO HORÁRIO DA MANHÃ É O MESMO DA TARDE,DA NOITE E DA MADRUGADA,SENDO OBRIGADOS A CUMPRIR UMA CARGA HORARIA CASTIGANTE PELOS SEUS SUPERIORES.POR ISSO QUE OS MESMOS JÁ CITADOS UMA VEZ SE ABRAÇÃO NOS POTES,OUTROS ATROPELA CAVALOS,BATE NA TRAZEIRA DE OUTROS VEICULOS DE QUE NÃO TEM NADA AVER COM TAMANHA IMPRUDÊNCIA DE ALGUNS TAXISTAS DO AEROPORTO.COM RELAÇÃO A SMTT DE RIO LARGO O SR.SILVIO SUPERINTENDÊNTE OBRIGA SEUS SUBORDINADOS A FORJAREM FALÇAS BLITZS SEM A PRESENÇA DE UMA AUTORIDADE POLICIAL PRESENTE NO LOCAL,POIS OS GUARDAS NÃO SÃO CONCURSADOS.E A VERDADE DE TUDO ISSO FOI ELABORADO POR ELES COMISSÃO DE FRENTE DA SMTT/RL JUNTO COM UMTAXISTA QUE FOI CONTEMPLADO COM UMA (PRAÇA) PERMISSÃO DA ASTRIL 2º COOLPERATIVA DO AEROPORTO DE MACEIÓ EM RIO LARGO VENDERAM ESTA MESMA PERMISSÃO POR 215,000.00 UMA VEZ QUE ESTE MESMO TAXISTA JÁ ERA DA 1º COMTAL,SERTEZA QUE HÁ JOGO INTEREÇES COMO TROCA DE FAVORES OUTRA CITUAÇÃO QUE MIM DEIXA CURIOSO É SABER ESTES GURDAS DE RIO LARGO NÃO CONCURSADOS GOSTARIA DE SABER DAS ALTORIDADES RESPONSAVEIS DO DETRAN/AL ACEITAM TAIS NOTIFICAÇÕES DE FORMA ERRÔNIA QUE O DIRETOR DESTE ORGÃO SE MANIFESTE COM UMA BOA JUSTIFICATIVA. POIS NÃO DAR PARA ACEITAR TANTAS INRREGULARIDADES NO QUE SE ENCONTRA O AEROPORTO

    É LAMENTAVEL MAS É VERDADE... ONDE ESTÃO AS ALTORIDADES? em 06/05/2012 as 20:17

    Primeiro vc tem que aprender a escrever para depois comentar o que vc não sabe.

    Aeroporto em 06/05/2012 as 01:59

    eu afirmo que existe emregularidades super ententes recebe propina dos taxistas credenciados das coperativas astril e contal eles fasem arumadinho tem muitas gentes envolvidas eles usam o nome do ministerio pulbrico federal e aproveita e fasem varias enregularidades umas das inregularidades er abril licitasao para taxi e eles fizeram junto com superintendente de rio largo silvio botaram as mesmas pesoa que ja trabalhavam de taxi no aeroporto sao as mesmas pesoas incluzive tinha varios que nao tinha prasa la e trabalhava como diarista ou alugava prasas todos ganharam prasas imcluzive tem un que ganhou a prasa e dentro de um mes vendeu por 215.000.00 e continua sendo taxista credeciado consertesa eles dividiram o dinheiro c alguem resposavel pelo o orgam

    ricardo guarda monicipal de rio largo em 05/05/2012 as 17:50

    nas condições que vive hoje os trantonos estão loge de acabar:no aeroporto de maceió que fica no municipio de rio largo.por conta de maus gestores que se importam com remunerações cada vez mais gordas em suas contas finaceiras,ficam brigando como caes e gatos os taxistas ao chegar em maceió,turistas, executivos e outros seja a passeio ou a trabalho se deparam com esta cituação. os guadas de rio largo não sabem nada de legislação nem sequer são concursados mas são obrigados por um superintendente senhor: silvio a notificar os taxis de maceió como tambem os de rio lago;forjando falças blitzs onde se quer tem a presença de um militar devidamente fardado no local da operação relatos dos próprios taxistas das duas cidades. lamento por tantos guardas despreparados,e o prefeito de rio largo toninho lins está mas pra sua reeleição do que a cituação que vive os taxistas das duas cidades.

    é muito bom,cicrano falar dos seus,bem como beltrano se defender! a verdade é que as altoridades nestes casos se curvam da realidade não só do aeroporto que se dis(internacional de máceió)seria prá ter taxí de maceió infelismente o próprio está cituado em em 05/05/2012 as 01:34

    Os taxistas de maceió tbm andam em alta velocidade e não respeitam ninguém não adianta dizer que é só os do aeroporto. Os agentes da SMTT de Rio Largo eles recebiam propina dos taxistas de maceió para que eles deixassem eles rodar no aeroporto mas com essa nova portaria eles não estão deixando mas, por isso essa revolta dos taxistas. Os taxistas de maceió não entendem que o aeroporto é outro município e que não podem rodar lá.

    Aeroporto em 05/05/2012 as 00:02

    O que a acontece no aeroporto é o seguinte, os taxistas credenciado do aeroporto oferece taxi por um preço abusivo, e os taxista de Maceió tem um preço mais em conta, o que esta acontecendo é que o superintendente da SMTT de Rio Largo recebe propina para multa os taxis de Maceió, agora a verdade é que nos 4 avião que chegar de 2 horas da manhã falta taxi lá no aeroporto, eles querem deixa os passageiros esperando pra da mais de um corrida em uma noite, agora não todos mais uma grande maioria desce em uma velocidade muito grande pra da tempo volta, e o que acontece todo mundo sabe eles batem o carro e acaba colocando a vida dos passageiros em risco.

    revolta dos taxis em 04/05/2012 as 17:56

    eu sou de acordo com a fiscalização mais ñ concordo aforma a qual está sendo feita,acho que eles deveiam punir quem aborda os turista dentro do aeroporto? em 04/05/2012 as 17:12

    eu estava lá e achei correto, mais sempre tem pessoas q não entendem, nóis somos profissionais, eles criticaram agente, queria ver se fossem com eles.e se não tomarem alguma posição vai acontecer de novo e de novo até acabar com essa briga de todos,

    desabafo em 04/05/2012 as 13:53

    essas pessoas que tentam denegrir a imagem dos taxistas de maceió, deviam ser afastadas do aeroporto, pois os mesmos são pagos para tal.

    desabafo em 04/05/2012 as 13:43

    Na próxima vez, joga gasolina em cima dos carros e bota fogo neles! Tem que acabar com essa mania de fechar ruas e impedir as pessoas passarem por causa de problemas dos outros.

    Bota fogo! em 04/05/2012 as 13:11

    O que ocorre no aeroporto é que todos esses taxistas ficam não só circulando com também estorquindo os turistas pois já houve casos de cobrarem 80,00 em uma corrida (aeroporto - praia). Alguns taxista do aeroporto já foram ameaçados por não deixar os taxistas de maceió e carros particulares transportarem alguns passageiros. Com relação ao relato do senhor Jair Barbosa a mulher citada na reportagem a mesma apenas explica aos turistas a verdadeira situação que esses taxistas de maceió não são autorizados a trabalhar naquele local e que são ilegais; como tbm os carros particulares que fazem esse tipo de transporte incluindo um policial e tbm um candidato a vereador do município de Rio Largo.

    Aeroporto em 04/05/2012 as 07:42

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.