PM usa spray de pimenta em cadela raivosa em operação na Rocinha - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Brasil

PM usa spray de pimenta em cadela raivosa em operação na Rocinha

Fato ocorreu no domingo no Rio de Janeiro, ocupada pela PM desde novembro

G1 07 Mai de 2012 - 11:13

Foto: O Globo

Cena foi flagrada por repórter d'O Globo

Cena foi flagrada por repórter d'O Globo

O coordenador do policiamento da Rocinha, na Zona Sul do Rio, major Edson Santos, finaliza um relatório sobre o caso do PM que usou spray de pimenta contra uma cadela no domingo (6).

Ele informou na manhã desta segunda-feira (7) que o relatório será enviado à Corregedoria da PM para que seja decidido se o policial será ou não punido.

O flagrante registrado pelo jornal O Globo na manhã de domingo causou polêmica nas redes sociais. A cena foi registrada após um confronto entre policiais e traficantes ocorrido na madrugada.

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, Frederico Caldas, o policial já foi ouvido e contou que a cachorra avançou e, para afastá-la, ele lançou o spray. A cadela estava agressiva por ter perdido os filhotes, explicou o porta-voz.

O major Edson confirmou que o dono da cadela disse a vizinhos que ela está indócil desde que perdeu uma ninhada há cerca de dois meses. Segundo o major, o dono do animal não quis prestar depoimento.

O major Edson disse ainda que a cadela está bem pois o spray não causa maiores incômodos se aplicado como foi, em pequena quantidade e em local aberto. Ele explicou ainda que o tipo de spray de pimenta usado era o em forma de espuma, que atinge apenas o alvo e não se espalha no ambiente.

O policial concorda, porém, que a imagem é impactante.

"Eu sei que a foto é chocante. Mostrei a amigos, sem explicar o contexto, e ficaram revoltados. Mas tem uma explicação por trás da foto", contou ele, informando que o spray de pimenta em forma de espuma é usado até por carteiros quando vão entregar a correspondência em casas onde vivem cães agressivos.

Comentários


  • O fotógrafo Domingos Peixoto, autor da famosa e polêmica foto, informou que antes “a cadela veio para cima de mim, latindo, tentando me atacar”. O fotógrafo foi bem claro: “tentando me atacar”.

    Em seguida, o fotógrafo disse que depois viu o animal “ir para cima deles (policiais) latindo muito. Pensei: vai morder”. Há alguma dúvida da intenção do animal? O fotógrafo aqui foi ainda mais explícito: “vai morder”.

    Gosto de cães, mas está caracterizada a postura agressiva do animal.

    Não é obrigação de um policial ser um especialista em cães. Então o que ele deveria fazer? Deixar-se morder? Correr?

    Parece-me que a covardia que está sendo praticada é contra esse policial, que já ganha pouco, arrisca sua vida para nos proteger e é crucificado por tentar se proteger contra uma mordida de cão.

    Nunca vejo uma comoção como essa quando um policial, geralmente pai de família, em serviço é morto ou fica aleijado. Por que ? Um cão, que sequer ficou ferido, é mais importante do que um policial morto ou aleijado em serviço? Ou é má-fé, oportunismo, exibicionismo, hipocrisia ou falta de bom-senso.

    Está mais do que na hora de se pedir desculpas a esse policial pelo que foi exposto e pela absurda ameaça de punição.

    Marcio Malta em 21/05/2012 as 03:43

    Parabéns ao PM pelo rápido tempo de reação, cachorro tem que ser criado dentro de casa e não no meio da rua atacando os outros. Bando de hipócritas que estão criticando o ato do policial, só pode ser filhinho de papai que tem opinião formada pela a maioria ( se deixam levar) ou vagabundo viciado que querem criticar a imagem da Policia Militar.

    Leandro Oliveira Nascimento em 11/05/2012 as 14:33

    Cláudia Alencar Ramos de Farias - claualencar@hotmail.com

    Isso é um TRASTE HUMANO! Realmente basta observar a sequência de fotos e observar que os outros dois PMs sequer ligaram para a cadela. E agora vem as histórias infames para defender este DOENTE MENTAL! Isso não é um Policial Militar, é um TRASTE HUMANO! em 10/05/2012 as 13:01

    Análisem, questionem e reflitam antes de julgar ou vocês acreditam em tudo que é divulgado é verdade. Isso é uma imagem fixa.....

    em 08/05/2012 as 11:27

    em 08/05/2012 as 10:42

    Parece aqueles trogloditas do BOPE que tem 100% de músculos e 0% de cérebro, kkkkkkkkkkkkkk

    marcos em 08/05/2012 as 00:43

    Pelas fotos ,nota-se a tranquilidade dos dois outros policiais, que nao estao nem ai, foi pura maldade de policial. Se a cadela fosee raivosa , outros dois policiais estariam em posicao de defesa. O que parece, é que a cadela ia subir na calcada, qdo o trio de policiais iam passando, e qdo o do meio viu a cadela, pessou nao fiz nada hj, vou atingir esta cadela. E O FIM

    Joao Frederico em 07/05/2012 as 22:52

    Pelo Amor De DEUS Gente vcs VAO ACREDITAR nessa PORCARIA de que eela tava \'\'raivosa\'\' aaaa fala serio o proprio dono cagou de medo e preferiu nem da a opiniao...fala serio..ele tem q aplicar spray de pimenta é no bandidos nao em bixo que nao pode se defender coisa ridicula ódio na moral!!!

    Monike em 07/05/2012 as 22:24

    Gente, manda esse redator embora!!! Que veterinário disse que a cadela tinha RAIVA? Cansei de imprensa e jornalismo babaca!

    Malu em 07/05/2012 as 17:24

    é sempre assim, sempre todos tem desculpas para atos dessa natureza, quer seja animal, vegetal ou humano, sempre estão se defendendo. é fato que os cães até atacam, precisa de uma política para cães abandonados em ruas , praças etc. porém carteiros também são alvos de cães, mas eles fazem isso? ok. Já sabemos qual é a atitude a ser tomada. A mesma de sempre.

    Sergio Vieira em 07/05/2012 as 17:10

    O QUE FAZER DIANTE DE UMA PESSOA QUE TEM POR MISSÃO DE DEFESA FAZ UMA BARBARIDADE DESTA??????????????????
    ALGO PARA SE REFLETIR BEM..... FALTA DEUS NESTA PESSOA.....

    Rose Sacramento em 07/05/2012 as 16:27

    É revoltante...

    Ruiva em 07/05/2012 as 14:49

    É MELHOR DO QUE ATIRAR QUE NEM FEZ UM MACACO DURANTE UMA CAVALGADA MATOU UMA CADELA PITBULL.PARABÉNS AO MACACO PELA A IDEA.

    CARLOS ROBERTO DA SILVA SANTOS em 07/05/2012 as 14:34

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.