Nutricionista alerta para cuidados com alimentação durante e após a gravidez - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Saúde

Nutricionista alerta para cuidados com alimentação durante e após a gravidez

Ser mãe exige mudanças de comportamento, rotina e cuidados reforçados

Assessoria 11 Mai de 2012 - 19:20

Foto: Ilustração

“Ser mãe é padecer no paraíso”. Esta, com certeza, será uma das frases mais lembradas neste domingo (13), data em que se comemora o Dia das Mães. A citação poderia lembrar que o status de “mãe” não é apenas de prazer, mas de zelo, pois exige da mulher mudanças no seu comportamento, rotina e cuidados reforçados com a alimentação, desde a gravidez.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Drª Larissa Albuquerque, a alimentação é um ponto importante a ser zelado durante e pós gestação. “É preciso que a mulher coma muita fruta, verdura, coisas magras e evite alimentos gordurosos e produzidos na rua”, afirma.

Para Larrisa, algumas bebidas também devem retiradas do cardápio, tais como refrigerante e café. Ela lembra que as gestantes que possuem o costume de tomar muito café podem fazer a retirada aos poucos, assim como o refrigerante.

“O maior mal do refrigerante é que ele afeta diretamente na formação óssea do bebê. Por isso, é recomendado que a gestante tenha a opção por outros líquidos”, diz.

Durante a gestação, o consumo de líquidos também é um dos fatores cruciais para a produção do leite materno: o melhor alimento para os recém nascidos. Segundo a nutricionista, não há um alimento específico que ajude na produção do leite.

“Bastante líquido, suco, mas nada específico. Este consumo de líquido ajuda e muito para a mulher ter leite materno”, explica. Mas, os cuidados com alimentação devem continuar mesmo após o nascimento da criança. O organismo frágil do recém-nascido fica vulnerável a dores e cólicas, que podem chegar a durar até três meses consecutivos.

Para evitar a cólica na criança, mais cuidados e prevenções devem ser tomados. “Chocolate, refrigerante e excesso de doce precisam ser evitados pelas mamães após o nascimento da criança. Estes alimentos, que fermentam mais, influenciam e causam desconforto à criança”, explica a nutricionista.

“A amamentação é o melhor alimento para o bebê. É bom lembrar que quando a mulher está amamentando ela precisa comer bem para repor o que está sendo gasto de três em três horas”, finaliza a nutricionista do Hapvida Saúde.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.