Familiares e amigos se despedem do deputado Nelson Costa - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Política

Familiares e amigos se despedem do deputado Nelson Costa

O parlamentar estava em tratamento médico e faleceu em São Paulo; corpo será sepultado em Coruripe

23 Mai de 2012 - 12:49

Foto: Sandro Lima

Familiares lamentavam a morte de Nelson Costa, aos 89 anos

Familiares lamentavam a morte de Nelson Costa, aos 89 anos

Os mandatos na política e o tino empresarial no ramo do agronegócio agora fazem parte da história de Nelson Costa em Alagoas. O parlamentar faleceu na madrugada da última segunda-feira (21) em São Paulo, por conta de complicações em seu quadro clínico. O velório ocorreu durante a manhã de hoje (23) em sua residência no bairro do Farol.

Emocionados, familiares, amigos e políticos que conviveram com Nelson Costa se despediam paulatinamente de um dos políticos mais influentes do Estado. Foram vistos no velório alguns deputados estaduais, prefeitos, e o ex-governador, a exemplo de Divaldo Suruagy.

O primeiro filho de Nelson Costa, Wenceslau Costa conta que antes de morreu, seu pai acabou contraindo uma dengue e seu quadro se agravou. A família decidiu, então, levá-lo para um tratamento em São Paulo, mais precisamente no Hospital Oswaldo Cruz. Em vida, Wenceslau relatou que Nelson Costa sempre conseguiu vencer: se formou em engenharia química, se especializando no agronegócio, no qual chegou a conquistar o título de maior plantador individual de cana do mundo.

“Meu pai morreu aos 89 anos. Como pai, sempre foi exemplo de como ser profissional e cidadão. Passamos muito tempo vivendo em Coruripe [Litoral Sul de Alagoas], onde também ele tinha negócios com o Tércio Wanderley. Sempre foi militante políticos, e mesmo contra a vontade da família saiu candidato em nos considerados perigosos no Brasil”, ressaltou o filho.

Parte do desenvolvimento agrário em Alagoas, argumenta Wenceslau Costa, deve-se a Nelson Costa. Após estudar a agronomia em alguns países, transformou seu conhecimento em prática como secretário estadual da Agricultura, dos governos Divaldo Suruagy e Guilherme Palmeira.

Como parlamentar, foi eleito em 1963 e reeleito em 1966, 1970, 1974 e 1978. Com o fim do bipartidarismo, filiou-se ao PDS. Em 1982, Costa foi eleito deputado federal e integrou, entre outras, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Sepultamento

Wenceslau Costa explicou que o sepultamento de seu pai será na cidade de Coruripe por conta de seus familiares terem raízes no município. Nelson Costa será sepultado às 14h, no jazigo da família.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.