Site canadense faz ensaio fotográfico com mulheres menstruadas - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Entretenimento

Site canadense faz ensaio fotográfico com mulheres menstruadas

yahoo.com 24 Mai de 2012 - 14:56

Se você tem pavor de sangue, é melhor parar de ler esse post agora. A revista canadense 'Vice', mundialmente conhecida por gerar polêmicas, decidiu fazer um ensaio fotográfico de gosto bem peculiar em seu site.

Na sessão de moda, as modelos fotografadas por Emma Arvida Bystrom estavam menstruadas.

O ensaio fotográfico ganhou o nome de "There will be blood", que em português significa "Haverá sangue". Segundo o editorial, o objetivo era quebrar os tabus relacionados à menstruação, que geralmente é encarada por nós como algo nojento e grosseiro.

Olha só as fotos:

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

#Podeisso, Edward Cullen?

Comentários


  • Um ótimo propósito para mostrar que todos são normais da maneira que são. Observando pelo lado fotográfico, foi uma idéia bem interessante. Eu apoio ;)

    Alison Galetto em 08/07/2013 as 01:42

    O que me estranha é mulher que tem nojo de menstruação mas engole esperma...

    Karol em 27/06/2013 as 18:01

    Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... Delícia de pomarola

    Junyor em 09/04/2013 as 19:48

    Considero o ensaio normal . Gostei . Veja quer quizer . Sem preconceitos . Procuro mulheres menstruadas . Luiz ddd 11 99600 5319 são paulo capital .

    Luiz d d d 11 99600 5319 sp capital em 19/03/2013 as 21:55

    que horror... senti nojo! Ninguem merece so podia ser coisa de gringo mesmo! Nem tomam banho isso nao e nada higienico nem saudavel nao gostei

    Liliana em 19/03/2013 as 12:25

    eu admito ter gostado pois esta tentando mostrar a realidade "claro" achei supernormal..

    thais Bernar em 08/03/2013 as 13:08

    não faltava mais nada mesmo,q coisa ridicula....daqui a pouco vão dizer q isso é arte....

    amanda soares em 21/02/2013 as 01:10

    Acho que por ser um fato natural, não deveria nem ser discutido, afinal alguem tira foto da bunda suja de merda depois que caga?!

    Rafa em 13/02/2013 as 15:10

    Os homens falao q isso é nogento + bem q eles querem mulheres de peito grande bunda grande e td + entao as mulheres tem q fica mestruaaada para ter isso entao vcs homens q achao isso nogento bem q gostao de mulheres gostas né

    Roberta em 06/02/2013 as 15:43

    Fala serio... esses caras q dizem sentir nojo são uns imbecís...é uma cisa normal... a ideia foi boa... e nem imaginam como o sexo com uma mulher menstruada é gostoso... seus manés!!! vão procurar outros machos..kkk

    Renan em 31/01/2013 as 23:59

    Perdoe meu francês feministas, mas chupem minhas bolas peludas.

    Eric Cartman em 30/01/2013 as 11:42

    eu acho nojento sim... eca... não acho que quebra de tabu nada, é falta de higiene deixar a menstruação escorrer deste jeito, horrível! lido muito bem com isso mas é chato esta exposição.

    sidnei em 29/01/2013 as 22:44

    e vcs mulheres q acham isso nojento fazem oq qndo estão menstruadas?? Chamam a mamãe pra limpar?

    Jheniffer em 29/01/2013 as 16:16

    Homem se vc achou isso nojento, na boa, procure outro homem pq TODAS as mulheres menstruam.

    Jheniffer em 29/01/2013 as 16:11

    quando ta nojento assim, eu pergunto logo a rapariga e o bufante vai rolar ?

    richard em 24/01/2013 as 20:31

    Um ensaio como esse tenta mostrar que o retrato atual da mulher pela mídia não é inteiro - apenas sua estética é trabalhada e dada a atenção, ajudando a criar uma idealização da mulher seguindo padrões de beleza que atendem aos desejos masculinos. Todos os aspectos da experiência feminina fora disso são ignorados pela mídia. No comercial de absorvente, o sangue que é absorvido é azul, pois apenas remeter ao conceito do sangue menstrual já ofenderia o público, que alimentado pela mídia prefere ignorar parte tão grande da vida da mulher, como se não existisse. Assim o mundo diz que a mulher só existe na medida em que seu corpo alimenta o interesse do homem, e existe apenas nesse aspecto e para essa função.

    Julia em 24/01/2013 as 16:37

    QUE COISA NOJENTA DO CARALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O MACHO ALPHA em 24/01/2013 as 14:51

    Menstruação... é um ciclo natural... se as mulheres que decidem negar esse ciclo repensassem sobre isso... sobre a consequencia futura que traz ao organismo... talvez não o fizessem.

    Andressa em 24/01/2013 as 13:28

    A menstruação não é suja, nem nojenta, anti -higiênico ou igual a “comer merda“ como infelizmente foi escrito em alguns comentários. As fotos combatem exatamente esses comentários ignorantes e misóginos, onde para essas pessoas, o próprio corpo da mulher é visto como repugnante que excreta algo sujo . Pelas mulheres que comentaram, não existe um mínimo de respeito pelo próprio corpo? As mulheres que enxergam com estranheza as fotos, também se rejeitam e se escondem da mesma maneira que desejam que as fotos não existissem? As imagens são belas em sua naturalidade, valorizando a mulher como ela é em alguns dias do mês, fato que todos sabem, mas que poucos entendem como algo normal. Acredito e defendo a necessidade de um educação que trabalhe desdá infância a igualdade entre os sexos, onde não se estabeleça estereótipos de gênero e que o corpo humano seja visto com naturalidade e respeito.

    Michelle em 24/01/2013 as 02:52

    Não sei se o pior é esse monte de homens fazendo um drama desses por causa de um pouquinho de sangue, ou mulheres reforçando esse comportamento. Primeiro porque são só fotos, o monstro da menstruação não vai sair da tela do computador pra atacar vocês. E segundo que esses caras ficam agindo como se a gente tivesse que "protegê-los" dos horrores da menstruação... o que é isso, TODAS as mulheres menstruam, todo santo mês, francamente. Cresçam e superem. E comparar com fezes, então, nem tenho comentários. Bebês saem pelo mesmo lugar, vamos compará-los com fezes e dizer que eles são excrementos também?

    Aline em 24/01/2013 as 02:46

    É algo normal, não é nojento muito menos essas barbaridades que muitos aqui disseram. Mostra algo que caracteriza a mulher, que a faz mulher. Alguns até podem pensar que a revista exagerou. Mas não é exatamente o exagero que atrai atenção do povo a discutir? Claro, um bom modo de chamar a atenção... estão parabenizados pelas fotos.

    tufruf em 24/01/2013 as 00:06

    porisso que homem é fraco pra ver sangue alguns ate desmaiam

    delia em 23/01/2013 as 23:43

    MARAVILHOSO. os homens merecem ver uma das coisas mais normais da vida e que garante a continuação da vida

    delia em 23/01/2013 as 23:41

    Sabemos que por esse ciclo todas as mulheres passarão, então isso é mais do que ormal, nao quer vê sangue ñ olha meu.

    Dilma Helena em 23/01/2013 as 16:30

    q nojo , affz, mulher nesses dias tem que disfarçar. eco. revista porca da merda.
    Daqui a pouco vc ta num clube e de repente vai parecer o mar vermelho..

    diogo em 02/12/2012 as 14:34

    Isso normal claro.. natureza da mulher

    ilayra em 17/11/2012 as 14:37

    Drácula curtiu esse post.

    Mylena em 07/11/2012 as 20:27

    nbossa kue nojo eles n mais oq fazer mesmo coisa nogenterrima eka eka eka em 26/10/2012 as 18:30

    esse e um dos misterios da mulher e assim e bem mas interessante.

    rafela em 08/10/2012 as 22:51

    As fotos são sensacionais. A idéia é brilhante e as modelos são encantadoras. Hipócritas moralistas castradores dirão \'não é arte\' ...pelo amor de Darwin, se não é arte...então arte não existe.

    Juka Chamon em 04/10/2012 as 02:57

    chuparia todas elas delicia!!!

    em 26/09/2012 as 17:40

    Nada a ve bem normal isso !! nada a ve! todas as mulheres mestruam e porque o nojo???

    em 24/09/2012 as 17:54

    em 24/09/2012 as 06:22

    nao acrdito nisso o pessoal acha nojento! isso é normal td mulher tem e as mulheres dizendo q ficam constrangidas e q é nojento! até parece elas veem td mes ! isso é o corpo humano,hormonios................qual é o problema? isso é normal! estranho seria se nao tivessem menstruaçao!

    catarina em 23/09/2012 as 18:24

    engraçado toda mulher achou lindo a maioria dos homens achou repugnante... ou seja ... esse ensaio só serviu para as mulheres acharem lindo... e criticarem quem acha feio... ou seja criou apenas uma polemica...

    jeje em 23/09/2012 as 05:06

    O próximo ensaio será sobre mulheres cagadas...

    Paulo Henrique em 22/09/2012 as 13:18

    Achei mto nojento, isso sim. Eu e meu namorado temos relação no meu período menstrual, mas eu não gosto. É mto anti-higiênico. E isso não tem nada de arte. É falta do que inventar.

    Eleh em 21/09/2012 as 19:08

    Essas fotos mostram o q nos mulheres escondemos do mundo...eu basicamente naum me sinto confortável vendo essas fotos,pois são fotos constrangedoras...Meu Deus ,naum vivemos na era de vampiros...q isso?kkk sangue..nAUM...
    OBS: MINHA OPINIÃO.
    SOMENTE MINHA
    BJSSSS

    izabeli melo* em 10/09/2012 as 23:45

    Eu penso que não é o sngue em si o problema dos nojos e outras besteiras , mas é cultural - cada cultura representa o sangue menstrul (assim como outras mnifestções do corpo) com determinados sentidos. Lembro que foram as religiões, a católica e outras que demonizaram a mulher e por extensão tudo o que vem dela. Na Idade Média, sangue passou a ser veneno e coisa do demônio, tanto que mulher menstruada não podia sequer entrar na igreja; se entrasse, tinha que sentar num lugar reservado para que todos vissem, numa exposição pública; não podia fazer rituais, transar, etc, etc... e por que??? Porque um tal san Tomaz de Aquino fez esse discurso desqualificador para controlar as mulheres, em especial sua sexualidade. Mas, ninguém fez esse mesmo discurso para o esperma melado que fica na calcinha, na cama, na pele, nas roupas... porque este é considerado viril, bla bla bla. Há mulheres que foram enforcadas porque entraram na Igreja estando menstruadas. Em suma, sabgue mestrual era demonizador porque significava que a mulher não estava grávida, logo, não dava almas a um deus, logo, não cumpria sua função de úteros para gerar os filhos de um deus .. mas olha o paradoxo: sexuar era pecado mortal (e sem prazer, claro), e então, como fazer filhos??? Em algumas culturas o sangue é sagrado, e mulher mestruada é vista como purificada. O Ensaio é ótimo. Essas coisa acontecem no cotidiano, porque estranhar? Quel mulhre não passou algum perrengue desses?? Se considerassem normal, quela o problema? MAs a cultura ensiou a termos vergonha do corpo.... isso sim é hipocrisia!

    Marlene em 10/09/2012 as 21:33

    Acho ridículo, a maneira como se expõem os fatos, que há a menstruação, gatos e cachorros também sabem, e que nada de extraordinário, também sabemos que não há...
    Porem, como posso ficar feliz da vida porque estão fazendo ensaios sensuais com mulheres na ocasião do ciclo menstrual em evidencia??? Poderia sem nenhum problema manter relações amorosas com a minha ESPOSA no momento em que a mesma estivesse nos dias de menstruação, e garanto que seria extremamente prazeroso, mas não acho que devemos sair por aí explicando e mostrando a naturalidade desse fato... Pois cada casal tem a sua intimidade e curtem as da maneira que se satisfazem...

    Elcio em 09/09/2012 as 12:21

    E viva à hipocrisia: na hora do \"vamo ver\", ainda que não antes de charminhos, receios, protestos etc., ambos os gêneros deixam de lado o \"nojinho\" e aproveitam! mas claro! certas coisas são restritas à intimidade de uma alcova e não devem ser admitidas! =/ o pior não é ver comentários recriminatórios vindos das mulheres. fico na dúvida se o que lhes falta é senso humano ou estético! AFE!

    Lucci em 09/09/2012 as 05:04

    em 08/09/2012 as 15:22

    Menstruar é um ciclo, não é nojento, para mim é desagradável e é uma fase dolorosa, mas não quer dizer que vou criticar quem fez as fotos por isso (adorei essa vontade de desmitificar essa fase tao normal), só acho que certos comentários dizendo que é excremento, excreção e etc (ridículos), quem diz isso deveria pesquisar melhor, é só um tecido que deveria abrir uma vida caso germinasse, como não acontece, é eliminado um sangue que é livre de impurezas e mais limpo do que muita gente tapada e sem instrução acha.

    Heibel em 16/08/2012 as 15:30

    É de uma grande hipocrisia querer esconder estes detalhes do corpo humano e principalmente do corpo da mulher. Para se fazer sexo oral a mulher serve, em posições ginecológicas tem homens que enlouquecem, porém quando se mostra uma manchinha de sangue que ela expele pela menstruação muita gente torce a cara por nojinho ou mesmo a falta de capacidade de assumir seu corpo e seus gostos como eles são.

    Wagner Cursino em 15/08/2012 as 16:59

    Fezes também são naturais. Porque não aproveitam o gancho e começam a fotografar montes de merda? Se vcs são tão blasées em relação a uma forma de sujeira, porque não incorporar mais uma? Se o próprio organismo da mulher expele esse sangue, é sinal de que se trata de uma excreção, uma outra forma de excremento. Querer defender isso como algo sublime, beira à coprofagia. Se vcs gostam, que façam bom proveito, todo mês vcs terão uma dose fresquinha...

    Ado em 14/08/2012 as 23:52

    Muito bom!! Por que temos que esconder? pq uma manchinha de menstruação na roupa causa tanto reboliço? somos o que somos, e acho rídiculo termos que nos esconder de tantas formas.... já não basta o ato da depilação? uma agr4assão ao corpo!!

    Aos que aceitam esse trabalho bem.. compartilho aqui algumas experiências..
    Sempre achei magnifico o desenho da menstruação na água e no papel higienico.. sempre quis fazer um trabalho voltado para o nosso ciclo..

    La em 14/08/2012 as 16:36

    simplesmente RIDÍCULO!!!!!AFFFF

    tati em 14/08/2012 as 16:25

    Certas abstrações públicas tornadas concretas aos sentidos do mundo ´publico, causa algumas reações. Acredito que corajosas são as que contrói formas pra quebrar o tabu dos escandalisados mental que são ou é daquele(s) que demora a assimilar a cultura. Todo voltado para um complexo de Èdipo.

    em 12/08/2012 as 18:17

    eu tenho dó dessas mulheres mestruadas eu tenho nove anos e eu tanben vou passar por isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    laura em 01/08/2012 as 12:05

    Expressão artística. Menstruar faz parte do que é ser mulher, muitas delas acham nojentos pois não sabem lhe dar com algo que muitos vezes mexe com seus egos. Trazer abertamente o que é real sempre é polêmico.

    Pepa em 06/07/2012 as 19:07

    eu achei algo superdiferente mostra uma mulher mestruada.pode agir como todas as outras é supernormal.eu odeio mestruar mas fas parte do cotidiano.

    em 21/06/2012 as 12:33

    que criativo!

    Lary em 20/06/2012 as 19:34

    nossa, ver MULHERES falando da menstruação como algo NOJENTO dá uma dó...um pocessso fisiológico simbolo de vida, saúde, fertilidade. além de tudo, totalmente esterilizado até sair do corpo. MULHERES COM CABEÇA DE HOMENS IDIOTAS

    moa em 19/06/2012 as 01:45

    Isso é uma porcaria,que coisa nojenta suas bandas de porcas. Deem mais valor a nossa privacidade mestruaçao é muitoooo intimo!

    Deborah em 18/06/2012 as 22:41

    Porra isso é uma coisa particular por demais pra ser mostrado dessa forma.Se isso é pra quebrar tabus paresse mas um filme de sexta feira 13.

    pel em 17/06/2012 as 19:48

    Engraçado é que todos reclamam sempre. Se fazem um editorial falando sobre a pobreza, dizem que isso não acontece desde a idade Média.
    Caso realizem um ensaio fotográfico com trabalho escravo, alguns ainda conseguem dizer que isso já abacou a anos, com a Lei Auréa!!!

    Que mundo vcs vivem??

    Vai dizer que ninguém aqui nunca riu na escola, quando via uma amiguinha com o absorvente na mão??

    Hipocrisia é dizer que a nossa mestruação é algo superado, enquanto vc só quer transar no chuveiro; ou não para pra pensar nem um minuto antes de criticar tal atitude dessa revista.

    Carolina em 15/06/2012 as 00:27

    Eu não acho isso bonito nem profundo igual alguns aqui... Da mesma forma que eu não acharia bonito colocar foto de menininhos acordando com a cueca gozada! Pra mim menstruação não é um tabú, isso aí já é procurar chifre na cabeça de cavalo. Muito menos nojento. É um sangue limpo e puro, imagine que ele está saindo do útero, faz sentido ser sujo?

    Matt em 14/06/2012 as 16:57

    Sera que teriam coragem de colocar um homem todo sujo de porra. em 13/06/2012 as 14:20

    Gente, as fotos não tem nada a ver com \"oh a fulana tá menstruada na rua, agora as mulheres vão querer sair assim, bla, bla, bla...\" se toquem! O que o site tá querendo espelhar é que menstruar é tão normal quanto, caminhar, ler um livro, namorar... Não deveria ser um tabu, algo que as pessoas sabem que acontece, mas fingem que não existe. Portanto, a questão não é se incomoda e etc, aqui não se pretende levantar a bandeira do \"ame sua menstruação\" (o que seria uma tolice), mas sim, valorizar a mulher em todos os seus aspectos, inclusive biólogicos. Associar algo que é inerente à sua natureza, à conceitos como nojo e sujeira, além de ser um pensamento medieval, está mais associado à própria impressão que o sangue, seja ele de menstruação ou não, causa às pessoas. Tem gente que não suporta mesmo. Mas precisa aprender e aceitar que isso é natural, acontece com sua amiga, sua vizinha, sua irmã, com VOCÊ, o tempo todo! Beira o banal. E o site tá de parabéns porque conseguiu exatamente o que queria, causar essa discussão, pelo visto, muito necessária , mesmo em pleno século XXI, pasmem! Séculos e séculos depois do fim da Idade Média...

    Mila em 12/06/2012 as 14:15

    Pois eu adorei!! Falar da essencia das mulheres com menos pudores. Claro que não precisa acontecer assim no dia a dia, mas a arte deve nos permitir refletir sobre quem somo e de que maneira nos assumimos ou escondemos. Sangramos sim! Somos mulheres e cada vez mais buscamos tirar isso das nossas vidas em função da funcionalidade, de menos TPM, de não sentir dor...o corpo da mulher é assim e quanto mais aceitamos como somos mais conseguimos ser felizes, ter menos dor, menos TPM e mais força vital!

    em 11/06/2012 as 17:55

    a gente vamos combinar ... nunca vi tanto mauuh gosto na vida. e ainda chamam isso de arte ... vai vendo isso aiii. a ja sei porque vcs fizeram isso nao tinham nada pra fazer e mostrando que sao uns animais.ai nao sou rica mais se quizerem compro 2 cerebros pra cada um que ajudou a fazer essa pouca vergonha...e para as mulheres que apareceram ai compro uma jaula...ta bom assim ou que maisssssssssssssssssssssss

    em 10/06/2012 as 18:47

    em 10/06/2012 as 00:47

    Bom, se é arte ou não! Achei de muito mau gosto! Pelo menos para mim, isto é algo muito íntimo e duvido se tem mulher que não use absorvente! É algo doloroso e incômodo! Masssssssssssssssssssssssss fazer o que, eles são assim e tem gente que gosta!

    Lena em 09/06/2012 as 15:32

    Que nojo!!!!tantas coisas mais interesantes para serem mostradas e esses caras tiram fotos de sangue,fala serio,cade a criatividade?

    Bianca milagre da silva em 09/06/2012 as 13:37

    POIS SÓ TOMO SANGUE DE MENSTRUAÇAO ADORO

    FLORO em 09/06/2012 as 08:56

    PODE CRER CHUPAVA SANGUE TODINHO DELAS E SE QUISESSEM CHUPAVA DE CANUDINHO

    FLORO em 09/06/2012 as 08:52

    fala serio, muito sem proposito. q objetivo tem de se mostrar mulheres sangrando? todo mundo sabe o que é menstruação e que toda mulher passa por isso.

    mara em 09/06/2012 as 01:45

    Não me impressionou!

    ricardo em 08/06/2012 as 20:19

    O próximo será com pessoas cagadas, mijadas, vomitadas... pois fezes tbm é encarado como algo nojento por nós! Estas fotos não dizem nada, não colocam as mulheres em lugar algum, não transforma nada e a intenção deles não era levantar bandeira alguma e sim causar polêmica e conseguiu, aí toca defensores do direito de menstruar levantarem a bandeira da submissão feminina, com seus discursos vazios e hipócritas, embasados fotos sensacionalistas e agressivas. Querem defender algo vão defender a dona Mariazinha q vive na miséria num casbre de uma cidade qualquer, cheia de filhos, com um marido bêbado q à espanca, crianças sem escola decente, onde professores mal remunerados porcamente lecionam ou se importam com algo, ver uma mulher sangrando não é imagem que diz PORRA ALGUMA cambada, é apenas uma mulher sangrando! Não me venham com este papinho disto e aquilo!!hahaha

    Crow em 08/06/2012 as 19:44

    SUELIMELO63@HOTMAIL.COM

    BOM TODOS FALARAM FALARAM MAIS O IMPORTANTE ESQUECERAM COMO A AIDS NAO SE ESQUEÇAM QUE E SANGUE HELOOOO em 07/06/2012 as 23:03

    esta imagem e as melhores que eu ja avi na revis tas de londrina , o melhor de tudo e que a infomação esta sendo disgrita e direto! esta sendo um exemplo para as mulheres de londrina porque são todas relachadas em 07/06/2012 as 21:52

    Acredito ser uma forma de desmistificar algo natural,coo é a mesntruação no universo feminino.

    MARGARIDA ESTELA em 07/06/2012 as 21:01

    mal gosto em nome da arte ....

    Carlos em 07/06/2012 as 11:59

    aaa gente é arte... e arte é sempre bem maluca mesmo... deixa as mulheres serem livres de absorventes...

    Gi em 07/06/2012 as 01:13

    em 06/06/2012 as 18:56

    sou mulher e achei essas fotos desnecessárias.

    isa em 05/06/2012 as 21:53

    OLÁ QUEM JÁ TEVE RELAÇAO SEXUAL MESTRUADA É MARAVILHOSO E PORQUE ESCONDER ISSO ACHO LINDO FORA AS COLICAS É DA NATUREZA FEMININA MARAVILHAS ÓTIMO PARABENS em 05/06/2012 as 19:13

    Super natural menstruar, fazer coco ou xixi, mas sinceramente, não acho nada bonito de se ver ou artístico...

    Ju em 05/06/2012 as 16:08

    Gente, a menstruação é natural! É claro que é um incômodo, mas aposto que cada uma de vocês já passou por isso, especialmente na adolescência. Adorei as fotos, mostrou garotas que passaram pelo imprevisto de \"vazar\" na roupa e não deixaram de fazer o que elas estavam fazendo só por causa disso! \"Vou continuar a minha corrida normalmente, assim que eu encontrar um banheiro no caminho eu me limpo e resolvo o problema\". Pra que problematizar tanto assim a situação? Por que menstruação é um tabu? Faz parte do ciclo feminino, temos que saber lidar com isso.

    Celua em 05/06/2012 as 13:57

    Acho que as fotos poderiam ser mais bonitas, tirando a última do casal.
    Mas a iniciativa é muito boa. É parte do nosso cotidiano e não sei por que escondemos tanto. Não estou falando de sair na rua sem absorvente, seria muito chato ir por aí escorrendo e sujando tudo. Também não acho que essa seja a proposta do ensaio. Mas por que pegamos o absorvente tão discretamente na bolsa antes de ir ao banheiro trocar? Por que escondemos o ob na mão fechada e aceleramos o passo até o banheiro torcendo pra ninguem nos parar no caminho ou simplesmente levamos a bolsa inteira pro banheiro só pra trocar a fralda? rs Toda mulher saudavel (não idosa rs) menstrua. Por que ter vergonha?

    MariVita em 05/06/2012 as 13:50

    muitas vezes a mulher descobre que está menstruada na rua, muitas já passaram o vexame disso acontecer e ela estar sentada, na hora que levanta sua saia está manchada... não tem o que disfarce isso, a não ser um agasalho amarrado na cintura... isso se ela tiver um! Essas fotos podem ser uma forma de descontração para aquelas que já ficaram expostas em publico porque sua menstruação veio sem aviso. A primeira vez de muitas mocinhas foi assim! Quem sentiu nojo das fotos deve viver arrolhada para não passar por isso...rsrsrs

    gloria em 05/06/2012 as 02:18

    ideia bem legal, algumas fotos bem trabalhadas mas reflito da veracidade das fotos sobre o tema. realmente é sangue? realmente estavam menstruadas? e se esse questionamento meu realmente importa?

    eu em 05/06/2012 as 02:21

    gostei muito...super natural e normal... concordo que algumas vezes este período do mês não seja confortável. mas ele é quem constrói (como dizia minha mãe) a casinha do bebê dentro da gente... e isso é sim, maravilhoso, fantástico e natural...

    ann em 05/06/2012 as 00:54

    Nojo, nojo, nojo!!! Por acaso a mulherada que está aí defendendo essa \"arte\" sai assim na rua, sem absorvete, vazando sangue para todo mundo ver? Duvido!!! Mas para posar de cult vale tudo, até defender bizarrice...rsrsrsrsrsrsrsrrsrs.

    Dani em 04/06/2012 as 23:00

    O ensaio está lindo! Parabéns!
    Como alguém pode comparar menstruação com fezes ou urina? Gente, esses últimos são nocivos ao nosso organismo, depois de processados são excretados, pois não têm utilidade e, sobretudo, são prejudiciais.
    A menstruação coloca para fora uma camada que é formada no útero para que uma vida seja gerada, um novo ser poderia ter sido formado ali, mas não houve fecundação e, portanto, essa camada APENAS não é útil naquele momento.
    Não é algo nojento, por favor. Vamos ter mais respeito por nós mesmas e, homens, tenham mais respeito por nós. Os comentários com críticas sempre têm que tocar no \'nojo\', na \'repulsa\'... isso é o retrato de nossa sociedade: machista e ignorante.
    Ainda bem que a sociedade está mudando, em alguns comentários percebemos que estamos evoluindo e que existe gente disposta a melhorar cada vez mais.

    Ju em 04/06/2012 as 18:29

    Se as pessoas acham que é importante falar sobre sexo,porque não seria importante falar sobre menstruação?Acho que é muito importante sim,e também acho que deveriam ter até mais informações sobre o assunto .

    Catarina em 04/06/2012 as 16:36

    eu achei normal as fotos. faz parte do meu cotidiano. e apoio a idéia aceitar o natural, não é nojento, não é feio, não tem nada de demais. e quando as pessoas começarem a aceitar coisas assim, fotos como essas nao serão mais feitas, pq todo mundo vai ver que nao há nada demais. Mas preciso dizer, eu nao passo por isso, tomo anticoncepcional para inibir minha menstruação. e vi alguns comentários de meninas falando que odeiam e de meninos falando que nós nao lidamos bem como nossa biologia. eu respeito minha biologia, adoro ser mulher, e odeio menstruar, dói e me irrita. acho que lido super bem como a minha biologia, ao ponto de decidir o que quero ou nao sentir dela.

    Aline em 04/06/2012 as 15:48

    Na minha opinião, respeitando as demais, acho nojento sim, e não é por preconceito sobre as mulheres, ou qualquer coisa negativa. Eu pessoalmente tenho nojo do sangue alheio, das fezes alheias, da urina alheia e da menstruação alheia. Entao que me perdoem os modernóides, mas pra mim vai ser nojento, e isso nao vai significar que eu tenho nojo de mulher.

    carlos magno em 04/06/2012 as 15:35

    Adorei, não e crime menstruar! Para ver duas pessoas se espancando ate sangrar numa luta livre as pessoas pagam ate ingresso, mas viram a cara quando uma coisa que e tão natural e nescessària para a manutenção da vida... Eu acho que as mulheres que criticam esse tipo de trabalho deviam usar burca mesmo. ADOREI!!!!!!!

    Katharina welper em 04/06/2012 as 14:39

    vejam isso:https://vimeo.com/42238663
    para quem se espantou/enojou/discriminou/repudiou/julgou/ essas fotos vai ficar mais chocado ainda... eu sou a favor da gente passar a ver as coisas um pouco mais como elas são, e não ficarmos sempre escondendo as coisas que existem e falando do além como forma da salvação humana. a nossa salvação é a gente falar e conhecer as coisas que acontecem debaixo do nosso nariz e a gente fica escondendo. como o nelson falou aí em cima \"Quando aprendermos a conviver com a menstruação das mulheres, e tivermos nojo da matança que esta acontecendo na Siria por exemplo, estaremos um passo a frente de hoje.\". Estou com ele nessa. E tbm acho que as mulheres são a coisa mais linda que os meus olhos já viram. mesmo menstruadas.
    um beijo a todos,
    andré

    andre em 04/06/2012 as 14:25

    Ao observar as fotos, obviamente não me choquei, considerando que nós mulheres menstruamos mensalmente e isso é biológico, natural. O objetivo, certamente não é mostrar beleza neste ensaio fotográfico e sim a natureza da fêmea. Creio que é bastante positivo, considerando que ao expor mulheres em tal situação, abre uma brecha no que é oculto, porém natural para nós. A exposição dessas imagem, se bem explorada poderá nos favorecer no sentido de que homens, também, encarem nosso ciclo menstrual com naturalidade. Neste nosso período podemos tudo e alguns homens evitam contato sexual e até carícias, o que leva muitas mulheres a omitir seu sangramento. Sabemos que tudo que é ocultado gera curiosidade, portanto divulguem e tornem natural aos olhos de todos o que faz parte de nós fêmeas. Adorei o ensaio !!! Beth Telles - Rio de Janeiro

    Elizabeth Telles em 04/06/2012 as 13:09

    onde cresci me ensinaram a esconder e sentir vergonha da menstruação! campanhas de valorização da menstruação são importantes! e isso nao tem nada a ver com \'ser liberal\' - tem a ver com como lidamos com a menstruação em nosso cotidiano! amei as fotos

    juliana em 04/06/2012 as 13:07

    Desnecessário e nada artístico.

    Camila Valente em 04/06/2012 as 12:55

    Realmente, como disseram n\'um comentário anterior, a maioria do pessoal que foi contra o ensaio, é mulher. Eu achei fantástico! Não porque estou vendo sangue, ou menstruação de outra mulher, mas porque não tem nada demais estar menstruada! Pelas fotos, dá pra imaginar que o fotografo quis mostrar que isso é natural, vc pode encontrar com uma mulher na mesma situação que as das imagens, na rua por exemplo.
    Gostei! Algo natural, que acontece com todas as mulheres...

    diana em 04/06/2012 as 11:41

    acho que um ensaio com fotos de mulheres sangrando como se isso fosse mt belo de se mostrar n acaba com machismo algum. E não tem nada de conservador acho errado esse tipo de foto. O problema do liberal é achar que tudo é normal, tudo é festa...

    J! em 04/06/2012 as 06:58

    Independente da menstruação fazer parte da natureza feminina e etc etc etc, achei hiper desnecessário um ensaio desse. Isso nunca será considerado lindo, meigo e mt menos sexy.

    J! em 04/06/2012 as 06:53

    Bonito? Eu odeio ficar mesntruada. É chato, e irritante. Morro de colica, de mal humor, sinto dores no corpo sem contar na tpm... Vai dizer pra uma mulher que ficar com colicas e menstruada é lindo... Aff que besteira!!!!

    Leeh Jansen em 04/06/2012 as 02:01

    O interessante é perceber menstruação como fluxo, não excreção. a construção do nojo em relação a menstruação é histórico: Eva foi punida com mesntruação e trabalho de parto quando foi expulsa do paraíso, a Adão coube o suor do trabalho e prover a família. É maravilhoso o ensaio fotográfico porque desestabiliza as certezas criadas acerca do que é \"nojento\", não por acaso um ciclo que faz parte da identidade da mulher.
    como exemplo de outras referências artísticas há esta performance, se chama Pintura corporal de guerra, e tbm é feita com mesntruação. Abs
    https://vimeo.com/42238663

    maria em 04/06/2012 as 01:57

    A natureza feminina é linda, inclusive mesntruada, normal, natural, e lindo o \"ser mulher\".

    Bezlulu em 02/06/2012 as 18:25

    Gostei...não vejo como nojento, essa é a natureza, e é assim que ela funciona.Quando aprendermos a conviver com a menstruação das mulheres, e tivermos nojo da matança que esta acontecendo na Siria por exemplo, estaremos um passo a frente de hoje.Só conheço o que em nossa Terra existe, e nada do resto do universo, porem do que meus olhos ja viu, nada se compara a mulher.grato

    Nelson em 02/06/2012 as 05:27

    o próximo pra variar vai ser( mulheres) como sempre tem que ser mulheres todas cagadas

    maruska farias em 02/06/2012 as 02:06

    Espantoso saber, pelos comentários, que tem mulher que compara a menstruação das suas iguais com \"comer merda\"

    Gabriela em 31/05/2012 as 20:26

    O engraçado é que a maioria das pessoas que são contra são as mulheres. É triste ver que muitas não conseguem lidar bem com a própria biologia.

    Pablo em 31/05/2012 as 04:15

    Gente o que é isso????
    Isso é nojento ,nem nos mulheres gostamos de ficar mestruadas imagine ficar vendo fotos de mulheres meladas de sangue =/

    ludimila em 31/05/2012 as 03:36

    Pra mim isso não agrega valor nenhum a mulher... mas a intenção não era essa... era gerar polemicas... acho q conseguiu um pouco, um pouco pq o mundo ja esta bem podre!

    Wellington em 31/05/2012 as 02:04

    didentcomilão: Carne mal passada me agrada muito. Nhac, nhac. em 30/05/2012 as 22:33

    eu achei ridiculo sem noçao quem fez essas fotos! em 29/05/2012 as 13:48

    belo trabalho. que esse rasgo-abismo que, fêmeas, temos entre as pernas seja cada vez mais revelado e menos afogado.

    ci em 29/05/2012 as 02:16

    adoro fotografia, principalmente de cunho alternativo como estas, que causam reações... inclusive a de pessoas julgando o \"machismo\" como forma de denominar o sentimento que as pessoas tem sobre as imagens... machismo agora é a moda para julgar... acho mais simples o repudio a este tipo de \"arte\", apenas o critério de pudor, que se aplicaria ao mesmo \"nojo\" de ver um homem cagando, uma mulher cagando, um homem ejaculando e assim por diante...

    guilherme em 29/05/2012 as 00:19

    É Juliany COM CERTEZA (separadamente) pode ser algo nojento para você, mas ainda é um assunto oprimido pelo machismo, é necessário sim a quebra de tabu.

    Priscila Borges em 28/05/2012 as 21:17

    belas fotos! o resultado ta sendo positivo... vide reações espantadas dos mais \"conservadores\" por assim dizer...

    Rodrigo em 28/05/2012 as 21:05

    Por favor né? só falta agora fazer ensaio comendo merda

    Angela em 28/05/2012 as 20:55

    sem necessidade dessa quebra de tabú..isso concerteza é algo nojento e grosseiro e nunca deixará de ser!!

    juliany valeria em 28/05/2012 as 19:37

    Uma grade bela imagem da natureza feminina, o melhor de tudo é que a informação esta sendo discreto e direto! Atmosfera dessas fotos são suplementar do que não deveria ocultar o comportamento da mulher como menstruada. O respeito a própria natureza da mulher.

    Obrigado para tds!

    Joto Gomo em 28/05/2012 as 02:06

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.