Bancários do Itaú paralisam em 24h atendimento em todas as agências - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Bancários do Itaú paralisam em 24h atendimento em todas as agências

Sindicato reclama de demissões em massa e más condições de trabalho

Da redação, com assessoria 12 Jun de 2012 - 09:21

Foto: Nigel Santana

Agências do Itaú estão com os serviços parados durante todo o dia

Agências do Itaú estão com os serviços parados durante todo o dia

Diretores do Sindicato dos Bancários e funcionários do Itaú paralisaram nesta terça-feira (12) todas as 12 unidades do banco, na capital e interior do Estado.

A greve, que será de 24 horas, se estende por todo o país, num protesto contra as demissões em massa, a rotatividade de mão de obra e a não valorização dos empregados.

Em cada agência, dois diretores do sindicato irão permanecer para que garantam que nada funcionará no dia de hoje. No último dia 23 de maio, eles fizeram um protesto dentro do Itaú com faixas de repúdio (leia mais aqui).

Segundo o Sindicato dos Bancários e o comando de greve, o Itaú demitiu 7.728 funcionários em um ano. Em 2012, apesar do lucro de R$ 3,4 bilhões no primeiro trimestre, o banco já reduziu 1.964 postos de trabalho. Outra prática para reduzir os custos e aumentar o lucro tem sido a troca de funcionários experientes (com maiores salários) por funcionários novos (com menores salários), que são forçados a atingir metas cada vez mais abusivas.

Por outro lado, os diretores do Itaú continuam sendo os privilegiados, com vencimentos bastante expressivos. Segundo documentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), divulgado pelo Valor Econômico, o banco pagou em média R$ 7,4 milhões por diretor em 2011. “Isso mostra que, enquanto economiza bilhões de reais com a política de rotatividade, o banco oferece ganhos milionários para um punhado de diretores”, protesta Jairo França, presidente do Sindicato dos Bancários.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), essa imensa remuneração anual de um diretor do Itaú supera 208 vezes o ganho de um bancário que recebeu ao longo do ano o piso da categoria em 2011, segundo cálculo do Dieese. “É uma tremenda injustiça e revela falta de responsabilidade social e de compromisso com o desenvolvimento econômico do país com distribuição de renda e inclusão social”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da entidade.

Com essa forma de discriminar a remuneração, os sindicatos vão reforçar a mobilização dos trabalhadores, lutando por melhores salários, condições dignas de saúde, segurança e trabalho e pelo aumento do Programa Complementar de Resultados (PCR). “Não é justo que o alto escalão embolse milhões de reais, enquanto a imensa maioria dos funcionários não é valorizada e nem sabe se terá empreg”, acrescenta Cordeiro.

Comentários


  • CAMBADA DE FDP GANHA BEMCAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES. E FICA DE NGRCAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES.EVE AINDA RCAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES.UA PARA ELES.CAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES.CAMBADA DE FDP GANHACAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES. BEM E FICA DECAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES. NGREVE AINDA CAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES.RUA PARA ELESCAMBADA DE FDP GANHA BEM E FICA DE NGREVE AINDA RUA PARA ELES..

    DSFAGVASDFF em 30/09/2014 as 10:09

    Se eu for prejudicado pela greve, processo o banco, pois pago altas taxas para ter uma conta corrente. E o banco não passa de um prestador de serviço que esta sendo pago por estes serviços. Guardem as provas e processo neles... Vamos a luta pelo nosso direito de consumidor.

    Nilto Santana em 21/09/2012 as 14:33

    Processa o banco! Assim você contribui para que o alto escalão dê o devido valor aos demais funcionários para evitar prejuízo financeiro e de imagem. E outra: depósito no auto-atendimento é terceirizado. Se depositar na máquina antes das 16h, o envelope é recolhido pelo carro-forte. Só não resolve se você não cruzou o cheque e não tem bom relacionamento com a agência.

    Rafael em 12/06/2012 as 16:37

    E os correntista? Se não posso depositar, entra cheque e não tem saldo? Quem resolve meu nome serasa?

    Daniel em 12/06/2012 as 16:11

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.