Caixa Econômica Federal começa a pagar benefícios do PIS - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Economia

Caixa Econômica Federal começa a pagar benefícios do PIS

Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente

24 Jul de 2012 - 12:32

Foto: Ilustração

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (24) o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a Caixa, gestora do PIS, 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono. Os rendimentos não retirados retornam para a conta de participação do trabalhador.

Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.

As empresas conveniadas com a Caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto dos funcionários. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.

Trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador (veja tabela abaixo).

O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada por empresa. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

O saque do saldo da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular ou como benefício assistencial a pessoa com deficiência, ao idoso e ao participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, escolhendo as abas Você, Serviços Sociais, PIS e Consulta ao Pagamento.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

Confira o calendário de pagamentos para quem não têm conta na Caixa Econômica Federal:

NASCIDOS EM:

Julho         recebem a partir de 15/08/2012

Agosto       recebem a partir de 22/08/2012

Setembro   recebem a partir de 29/08/2012

Outubro     recebem a partir de 12/09/2012

Novembro  recebem a partir de 19/09/2012

Dezembro  recebem a partir de 26/09/2012

Janeiro       recebem a partir de 09/10/2012

Fevereiro   recebem a partir de 17/10/2012

Março        recebem a partir de 24/10/2012

Abril           recebem a partir de 13/11/2012

Maio          recebem a partir de 21/11/2012

Junho         recebem a partir de 28/11/2012

Comentários


  • a loteria do bairro onde moro disse que este ano a caixa não pagará o pis adiantado para quem tem conta na caixa como faz todos os anos gostaria de saber se a informação e veridica

    roberta kelly dos santos silva em 09/07/2014 as 11:07

    eu não consigo ver o quanto eu tenho p/ receber este ano de 2014,por favor me ajudem

    angelica alves pereira em 08/07/2014 as 17:15

    TRABALHEI NESSE ANO DE CARTEIRA ASSINADA TENHO DIREITO NO PIS


    JULIO MORAES FELICIO em 01/11/2013 as 14:46

    gostaria de saber seu tenho direito de receber meu pis sou cadastrada mais de 5 anos.,

    zenaide oliveira em 22/10/2013 as 15:01

    O ano passado trabalhei sem carteir assinada tenho direito ao pis ou nao.

    celso fernandes de jesus em 21/10/2013 as 13:44

    Por favor gostaria de saber se tenho direito ao PIS , pois trabalho deste de 01/03/2012, carteira assinada. Grata

    claudia em 24/09/2013 as 16:14

    Por favor gostaria de saber se tenho direito ao PIS , pois trabalho deste de 01/03/2012, carteira assinada. Grata

    claudia em 24/09/2013 as 16:14

    gostaria de saber se tenho direito a receber o pis esse ano

    Marcelo de Oliveira Pinto em 14/08/2013 as 21:57

    tenho conta na caixa e nao foi depositado meu pis

    Eduardo leonel em 30/07/2013 as 20:39

    GOSTARIA DE SABER SE O PAGAMENTO DO PIS IRA COMEÇAR DIA 15 OU 24 DE JULHO COMO NO ANO PASSADO QUAL A DATA PROGRAMADA PARA O ANTECIPAMENTO DE 2013

    Delide Maria de Andrade em 15/07/2013 as 20:06

    GOSTARIA DE SABER SE O PAGAMENTO DO PIS IRA COMEÇAR DIA 15 OU 24 DE JULHO COMO NO ANO PASSADO QUAL A DATA PROGRAMADA PARA O ANTECIPAMENTO DE 2013

    Delide Maria de Andrade em 15/07/2013 as 20:06

    08/10/2012. obrigadissimo

    qual tel. intern.cx? em 08/10/2012 as 16:10

    tenho direito ao pis esse ano?

    wladimir em 07/10/2012 as 12:39

    com sei que vou receber o pis em 23/08/2012 as 21:43

    eu ganho um mil cento e oitenta e sete reais gostaria de saber quanto tenho direito a receber desde ja obrigado.

    José Bernardino da Cruz em 20/08/2012 as 00:41

    pork nao recebo nem os juros do pis

    rosangela em 18/08/2012 as 23:03

    Olá bom dia!
    Por favor, gostaria de saber porque eu nunca recebi. pis. eu traba lhei durante 9 meses no ano de 92. E de 94 até 2008. trabalhei registrada! más nunca consegui pegar nem o juro. não entendo, o porque?

    dinair lima de freitas em 17/08/2012 as 14:04

    tenho conta na caixa e meu pis nao foi depositado!!!

    suzana pereira de deus em 16/08/2012 as 21:46

    tenho conta poupança conjunta com minha mãe, a titular é ela, meu pis será depositado nela?

    maria lucia barbosa em 15/08/2012 as 18:40

    minha carteira foi assinada em 2 de janeiro de 2007 já tenho direito a receber o pis ? obs durante esse tempo até hoje 2012 trabalhei a empresa que comecei a trabalhar em 2010 não estava depositando tenho direito de receber?

    janaina aurelia do nascimento santos em 14/08/2012 as 16:33

    tenho conta na caixa meu pis estar marcado para eu receber em outubro dia 17 tem como eu receber agora?

    paulo souza em 08/08/2012 as 11:23

    COMO POSSO SABER O NUMERO DO PIS em 07/08/2012 as 13:42

    gostaria de saber se este ano tenho direito ao pis, pois ano passado recebi e este ano ainda não, por que?

    vitor em 07/08/2012 as 12:57

    bm o meu pis sai bm atrazado era p mim ter recebido no mes 29/08/2011 e saiu so em janeiro de 2012 ,nasci em setembro de 1975 ,gostaria de saber se este ano receberei o dia certo e do mes certo de 2012 ...

    marcelo luiz da silva em 06/08/2012 as 16:24

    este ano eu tenho pis marcos ferreira em 03/08/2012 as 23:45

    gostaria de saber se tenho direito o pis assinei minha carteira no ano 2002 e so em 2012 votei a assinar Elinalda da silva cruz em 03/08/2012 as 17:55

    pra tirar as duvidas se tem direito ao pis. tem q olhar calculo do pis lá é mais explicado.

    marcos em 02/08/2012 as 22:46

    BOA tarde tenho conta na caixa e nao caiu o meu abono salarial gostaria de saber o pq

    Lucilene de Fatima Monteiro em 02/08/2012 as 22:34

    quero saber com recebe o pis

    walace em 30/07/2012 as 13:55

    meu marido tem conta na caixa e tem direito ao PIS esse ano, e não foi depositado o dinheiro na conta. queria saber o por quê ainda não depositaram?? em 25/07/2012 as 00:04

    Paulo você não pode receber o pis que foi devolvido pois o praso para receber é até a data marcada após está data o valor é devolvido ao (FAT)fundo de amparo ao trabalhador.

    marcos em 24/07/2012 as 20:01

    quero saber se tem como receber meu pis que foi devolvido a caixa?desde de ja agradeço

    paulo deni da silva souza em 24/07/2012 as 16:42

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.