Conselho Deliberativo do Sebrae/AL visita Cooperativa Pindorama - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cooperativas

Conselho Deliberativo do Sebrae/AL visita Cooperativa Pindorama

Integrantes conheceram instalações e projetos realizados em parceria com a Cooperativa

Assessoria 19 Setembro de 2012 - 17:20

Foto: Divulgação

Conselheiros do Sebrae/AL conheceram instalações da Pindorama

Conselheiros do Sebrae/AL conheceram instalações da Pindorama

O Conselho Deliberativo do Sebrae/AL  realizou, na manhã desta terça-feira, dia 18, sua reunião ordinária no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (CETRUP). O espaço físico faz parte do complexo da Cooperativa Pindorama e está localizado entre os municípios de Coruripe e Penedo. 

O principal objetivo da visita foi fazer com que os membros do conselho conhecessem as instalações da Cooperativa, além de mostrar os trabalhos que são desenvolvidos na cooperativa em parceria com o Sebrae.

Para o diretor-presidente da Pindorama, Klécio Santos receber o conselho do Sebrae é motivo de orgulho e alegria. "O Sebrae, que é um grande parceiro da cooperativa, entendeu que  deveria fazer uma reunião deliberativa do seu conselho aqui na Pindorama e isso me deixou muito feliz. Primeiro porque é um grande parceiro nosso e segundo porque  nem todos os conselheiros conheciam a Pindorama. Essa é uma grande oportunidade para que aqueles que não conheciam de perto os nossos programas e projetos, possam conhecer", declarou.

Esta foi a primeira vez, na gestão do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, Álvaro Almeida, que o conselho organizou uma reunião ordinária fora das dependências do órgão. "Falar da importância da Pindorama para Alagoas e para o Brasil é quase desnecessário, porque todos nós reconhecemos o valor da Cooperativa. Como ela é um dos nossos integrantes, não poderíamos deixar de marcar presença. Por isso, decidimos realizar a reunião do conselho aqui. Não só para que alguns pudessem conhecer a sua importância, mas sobretudo para dizer a Pindorama que o Sebrae tem um respeito muito grande por ela, dada a sua importância para a sociedade alagoana", afirmou.

Durante a reunião, o coordenador técnico da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional (UGE), Paulo Fonseca, apresentou os cenários econômicos de atuação do Sebrae para o  Plano Plurianual 2013/2016 e também foi discutida a proposta do acordo coletivo 2012/2013.

Na ocasião a cooperativa entregou para cada membro do conselho, como forma de agradecimento, a placa Amigos do Cooperativismo. No final da reunião, todos foram convidados a visitar as instalações do CETRUP, onde são desenvolvidas varias atividades de capacitação para geração de renda para os cooperados e para a população local. Os participantes puderam conhecer ainda a usina Pindorama e o memorial Renê Bertholet.

A Pindorama é uma cooperativa comandada por pequenos produtores, onde todos os cooperados, além de fornecedores de matéria-prima são donos do negócio e participam dos lucros.

Segundo o Superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, a Pindorama pode ser considerada o melhor exemplo de reforma agrária do país. "Decidimos prestigiar a Cooperativa Pindorama pelo que ela significa para o Estado de Alagoas e para o Brasil, porque esse de fato é o maior exemplo de reforma agrária neste nosso pais de tantas injustiças sociais, de tanto sem terras e sem tetos.Tudo isso graças a obra de um europeu que, há pouco mais de 50 anos, instalou-se na região e trouxe a ideia de adquirir terras e distribuí-las a produtores rurais para o incentivo da agricultura familiar”, disse.

“Esse milagre hoje só é possível porque é sustentado por uma diretoria competente, conduzida pelo diretor Klécio Santos e que tem dado cada vez mais resultados de inclusão social e produtiva numa região que é cercada por usinas. É um ambiente de alta competitividade, mas que tem produzido frutos inestimáveis para todo o Brasil e é por isso que estamos aqui. O Sebrae tem sido parceiro em todos os momentos do crescimento da cooperativa, ele colabora na área de gestão e no estimulo ao empreendedorismo" finalizou Vieira.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.