Novos desafios para a Coopeagro - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cooperativas

Novos desafios para a Coopeagro

Uma das maiores dificuldades da Coopeagro é a logística

Assessoria 27 Novembro de 2012 - 06:53

A  Cooperativa  de pequenos Agricultores Organizados de Maragogi, (COOPEAGRO), que localizada em Maragogi, litoral norte de alagoas, recebeu uma visita técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AL) e  Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-AL). Onde representantes da cooperativa, participaram de um bate papo para a implantação do “programa de Monitoramento”, Um processo de mudança na cooperativa como modelo empresarial.

Para o diretor financeiro da Coopeagro, Geraldo Cândido, Por meio desse monitoramento é que vai mostrar o caminho para melhorar a cooperativa. “ A gente acha que acerta em algumas coisas, e em outras para no tempo e não vê uma evolução da Coopeagro”. Afirmou Geraldo.

Durante a visita, o Consultor de Logística da OCB, Adelmo Martins, acompanhou todo o trabalho da cooperativa. Desde o carregamento das frutas, o transporte até a fábrica que fica na sede da Coopeagro. “ tem que observar de onde vem, quanto vem de produção. É importante fazer um mapeamento para saber como essa produção chega até a sede cooperativa”.

Uma das maiores dificuldades da Coopeagro é a logística, quando os caminhões fazem o carregamento das frutas e levam até a cooperativa na cidade. No verão as estradas ficam acessíveis, mas quando chega o inverno, os caminhões só passam com a ajuda do trator.

Um dos objetivos desse programa de monitoramento com duração inicial de 60 dias, é exercer a coordenação, supervisão e a realização de programas e de projetos de formação profissional e de gestão nas cooperativas, para empregados, associados e familiares.

O presidente da Cooperativa, Varderi Honor, destacou a importância desse programa de monitoramento da OCB/SESCOOP-AL. “Nós Precisamos profissionalizar a cooperativa, buscar a sustentabilidade, sem perder os princípios do cooperativismo”.


 A Cooperagro tem hoje , cerca de  103 associados e já , conseguiu expandir o mercado e dinamizar a comercialização dos produtos. Além da produção de polpa de fruta, eles também produzem , castanha, mel e sequilhos, que são vendidos para supermercados de alagoas.  Por mês, a Coopeagro produz em média 20 toneladas de polpa de fruta.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.