Política

31 Jul de 2013 - 13:48

Presidente do Sindicato garante que acordo com servidores da ALE será honrado

Mesa Diretora diz que os 5% do acordo será efetuado até o dia 15 do mês corrente em folha suplementar
Fabiano Sarmento e Alinne Mirelle / Assessoria de Comunicação

Maceió – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (Stplal), Luciano Vieira, esclareceu em reunião na manhã desta quarta-feira, dia 31, que o acordo aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, que definiu reposição salarial de 30% para a categoria, será honrada pela Mesa Diretora até o dia 15 de agosto, em folha suplementar.

Luciano explicou que teve uma conversa com o presidente do legislativo, Fernando Toledo, e ele esclareceu que a primeira parcela do acordo não foi cumprida devido ao não posicionamento do governador Teotonio Vilela Filho. “Se a Mesa Diretora efetuasse o pagamento antes do veto ou sanção do chefe do executivo estadual, seria um ato de improbidade administrativa da Assembleia. Portanto, acreditamos que o governador irá se pronunciar a favor do projeto de lei que atende a categoria”, esclareceu.

O sindicalista frisou que é presidente de uma entidade que defende os servidores e continua firme na luta por melhores condições salariais para a categoria. Ele lembrou que as demandas foram aprovadas pela maioria dos servidores em assembleia geral e não vê motivo para preocupações. “Em menos de três meses de atuação no sindicato, já apresentamos um saldo positivo. Pretendemos ir mais além e esperamos contar com o apoio de todos os servidores para o fortalecimento do sindicato”.

Ainda segundo o presidente do Stplal, a primeira proposta dos parlamentares seria esperar até o dia 8 de agosto para pagar os salários reajustados. “Mas não achamos isso interessante, já que os servidores têm seus compromissos financeiros programados para o início do mês”, explica.

O Projeto de Lei de nº. 487/2013 fixa o percentual de 30% da data-base acumulado nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 a ser aplicado aos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas do quadro de pessoal da Assembleia Legislativa de Alagoas. Além da reposição dos retroativos, também ficou aprovado o pagamento do adicional de férias e a implantação das promoções por tempo de serviço e por escolaridade.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.