Colunista Ricardo Noblat detona Joaquim Barbosa - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Política

Colunista Ricardo Noblat detona Joaquim Barbosa

'Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é? Que poderes acredita dispor só por estar sentado na cadeira de presidente do Supremo Tribunal Federal?'

brasil247.com 19 Agosto de 2013 - 09:13
Ricardo Noblat

Ricardo Noblat

O colunista do Globo, Ricardo Noblat, bateu duro em Joaquim Barbosa, em sua coluna desta segunda-feira no Globo. Criticou sua soberba, sua falta de compostura e atribuiu sua nomeação à cor da pele. Leia abaixo:

Fora do eixo - RICARDO NOBLAT

"Você me acusa de fazer chicana? Peço que se retrate imediatamente."
Ricardo Lewandowski, do STF, para Joaquim Barbosa

Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é? Que poderes acredita dispor só por estar sentado na cadeira de presidente do Supremo Tribunal Federal? Imagina que o país lhe será grato para sempre pelo modo como procedeu no caso do mensalão? Ora, se foi honesto e agiu orientado unicamente por sua consciência, nada mais fez do que deveria. A maioria dos brasileiros o admira por isso. Mas é só , ministro.

EM GERAL, admiração costuma ser um sentimento de vida curta. Apaga-se com a passagem do tempo. Mas, enquanto sobrevive, não autoriza ninguém a tratar mal seus semelhantes, a debochar deles, a humilhá-los, a agir como se a efêmera superioridade que o cargo lhe confere não fosse de fato efêmera. E não decorresse tão somente do cargo que se ocupa por obra e graça do sistema de revezamento.

JOAQUIM PRESIDE a mais alta Corte de justiça do país porque chegara sua hora de presidi-la. Porque antes dele outros dos atuais ministros a presidiram. E porque depois dele outros tantos a presidirão. O mandato é de dois anos. No momento em que uma estrela do mundo jurídico é nomeada ministro de tribunal superior, passa a ter suas virtudes e conhecimentos exaltados para muito além da conta. Ou do razoável.

COMPREENSÍVEL, pois não. Quem podendo se aproximar de um juiz e conquistar-lhe a simpatia, prefere se distanciar dele? Por mais inocente que seja, quem não receia ser alvo um dia de uma falsa acusação? Ao fim e ao cabo, quem não teme o que emana da autoridade da toga? Joaquim faz questão de exercê-la na fronteira do autoritarismo. E, por causa disso, vez por outra derrapa e ultrapassa a fronteira, provocando barulho.

NÃO É UMA questão de maus modos. Ou da educação que o berço lhe negou - longe disso. No caso dele, tem a ver com o entendimento jurássico de que, para fazer justiça, não se pode fazer qualquer concessão à afabilidade. Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor - sua cor . Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para reagir à discriminação.

JOAQUIM É ASSIM se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário. Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro. "Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de Direito", segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

FALTA A JOAQUIM "grande conhecimento de assuntos de Direito", atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar . Mas ele é negro. Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo. Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

QUANDO LULA bateu o martelo em torno do nome dele , falou meio de brincadeira, meio a sério: " Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos . Você deve à sua cor". Joaquim não se sentiu ofendido. Orgulha-se de sua cor. E sentia- se apto a cumprir a nova função. Não faz um tipo ao se destacar por sua independência . É um ministro independente . Ninguém ousa cabalar-lhe o voto .

QUE NÃO PERCA a vida por excesso de elegância (Esse perigo ele não corre). Mas que também não ponha a perder tudo o que conseguiu até aqui. Julgue e deixe os outros julgarem.
 

Comentários


  • Dr. J.B. Incomodou porque esta falando a verdade... Sabe o feio comentário deste colunista foi um ótimo negocio - É só confirmar lendo os comentários, aprovação igual a esta ninguém neste pais tem - só o Dr. J.B. VLW. Manda ver... Continue com a verdade.

    Nonato em 27/03/2014 as 17:38

    Fica bastante claro que o jornalista Noblat deve ter ficado 'magoado' com o tratamento dispensado pelo Ministro Barbosa ao ministro petista, não pode ser outra coisa para provocar tamanha virulência, falta de compostura do colunista. O Ministro Barbosa é atualmente a 'vox populi' e não tem para ninguém! E, bota autoridade nisso!

    Luiz Monnerat em 26/08/2013 as 01:12

    É LAMENTÁVEL QUE ESSE REPÓRTER DA GLOBO PENSE DESSE JEITO, LOGO CONTRA UM MINISTRO TÃO IMPARCIAL COMO O BARBOSA. AS BARREIRAS INVISÍVEIS CRIADAS POR PESSOAS COMO ESSE REPÓRTER, CAUSARAM, DURANTE ANOS, ESSE PENSAMENTO RETRÓGRADO E MIÚDO CONTRA OS NEGROS. MAS O LULA ACABOU COM ISSO.

    CLÉVIO LINS em 25/08/2013 as 17:53

    Consigo ler nas entrelinhas: quem esse negro pensa que é? Na verdade "Inhô" Ricardo, consigo ver o chicote em suas mãos. Racista!

    Bia Prado Gil em 22/08/2013 as 20:47

    Ora!,ora...o povo engasgado com esses políticos que só representa a eles mesmo...O Ministro Joaquim Barbosa , ele representa o povo...Diz o que o povo deveria dizer.

    jonas antonio de freitas em 22/08/2013 as 15:39

    A voz do Sr. Joaquim Barbosa presidente do Supremo é a voz do povo brasileiro, infeliz
    de quem descordar.

    José Cabral em 21/08/2013 as 00:31

    A vos do Sr. Joaquim Barbosa presidente do Supremo é a voz do povo brasileiro, imfeliz de que for contra.

    José Cabral em 21/08/2013 as 00:27

    Ricardo Noblat merecia um processo pelo RACISMO! Saiba que o ministro Barbosa fala o que está entalado na garganta de nós, brasileiros! O ministro Lewandowski não merece estar onde está, é pau mandado do PT corrupto, não honra a toga que veste!

    Mariana em 20/08/2013 as 18:46

    Mesmo sendo um grande juiz, ele mostra um descontrole emocional para o cargo que ocupa, chegando certas vezes a ser arrogante e prepotente.

    Adriano g Andrade em 20/08/2013 as 16:25

    O que me impressiona neste artigo "infeliz" é a reafirmação e utilização de palavras que caracterizam e sempre caracterizaram negros como incapazes e sem preparação para exercer certos cargos de poder na nossa sociedade. É fato histórico como atribuições inferiorizantes sempre foram direcionadas aos negros para descaracterizá-los em qualquer âmbito das suas relações sociais e de poder. Será que seria diferente com o Joaquim Barbosa?
    O que pensar quando as críticas direcionadas ao presidente do supremo estão sempre ligadas aos seus aspectos emocionais, comportamentais e até intelectuais, mas não ao teor do que se está discutindo e à impaciência de se ver corruptos sempre se safando da justiça e de condenações por contarem com o apoio de magistrados serenos e cheios de compostura, para tirar o foco do que realmente interessa à população, a condenação por seus crimes. Criticá-lo enquanto presidente do STF faz parte da democracia. Mas desqualificar o primeiro negro a assumir o posto de presidente do STF em suas características que remontam a argumentos do século XIX é retroalimentar a função social do racismo.

    Onda Negra em 20/08/2013 as 11:14

    Demorô. Eu sabia que o Batman Barbosa seria jogado fora, feito bagaço de laranja após ser devidamente utilizado. As elites o utilizaram para orquestar a farsa do Mentirão. Está apenas sendo descartado agora.

    wagner paulista de souza em 20/08/2013 as 09:27

    Noblat racista. Comentário ridiculo. Quem esse Noblat pensa que é? é por essas e outras que não entra em minha casa esse jornal reacionário.

    João Almeida em 20/08/2013 as 02:00

    Ñ só os mensaleiros deveriam ser investigados,por ai é que se descobre toda a sujeirada,ainda há mas coisas a se descoberta já chega do povo pagr por esses que só sabem encher os bolsos as custa do dinheiro público cadeia neles mas com cadeia perpétua.

    Solange Pires em 19/08/2013 as 22:31

    Colunista Ricardo Noblat demagogo querendo tirar uma casquinha encima da conduta do Ministro

    Paulo Roberto em 19/08/2013 as 21:17

    Colunista Ricardo Noblat demagogo querendo tirar uma casquinha encima da conduta do Ministro

    Paulo Roberto em 19/08/2013 as 21:17

    Colunista Ricardo Noblat demagogo querendo tirar uma casquinha encima da conduta do Ministro Joaquim Barbosa.

    Paulo Roberto em 19/08/2013 as 21:07

    Colunista Ricardo Noblat demagogo querendo tirar uma casquinha encima da conduta do Ministro Joaquim Barbosa.

    Paulo Roberto em 19/08/2013 as 21:07

    ELE É BOZÓ DA GLOBO? RECEBE ORDENS DA FAMÍLIA MARINHO E BAIXA A CABEÇA? NA MINHA OPINIÃO, NÃO TEM MORAL PARA CRITICAR SEU ÍDOLO, MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.

    Paulo Wilson Pedrosa em 19/08/2013 as 20:31

    Ele está lá pq é apto a isso...ninguém chega a juiz e a ministro sem vasto conhecimento do Direito.....e se ele adquiriu uma posição firme...é pq ele não se corrompeu com o sistema...como muitos dentro daquela casa...que usam a justiça, para proleta a verdadeira justiça.....e ele com certeza.....deve estar mais simpatizantes do que vc!!!

    Ruth Araújo em 19/08/2013 as 20:30

    Sinceramente não o vejo dessa forma. A ótica dele me parece ser a de um autentico brasileiro de origem humilde, talvez discriminado por sua cor, que não se curva a crimes políticos que estão nas barbas de quem quer ver. Já o Sr. Ricardo Noblat, não tem antecedentes jurídicos que o notabilize a julgar alguém com o currículo do Dr. Joaquim Benedito Barbosa Gomes. O Globo deveria avaliar melhor seus colunistas. Na realidade Sr. Ricardo, ainda é melhor ouvi-lo do ser surdo. Volte pra Recife com sua arrogância estúpida.

    Antonio Petronilo Neto em 19/08/2013 as 20:28

    Noblat falando isto?
    JB gosta mesmo é dos holofotes, da globo principalmente.
    Joaquim Barbosa é sinônimo de arrogância, prepotência e falta de educação.
    Isto quando morrer vai querer ser chamado de Jesus I.
    Para mim ele não vale R$ 0,05 (cinco centavos).

    J Ferreira em 19/08/2013 as 20:02

    MINISTRO JOAQUIM BRITO, FALA E FAZ O QUE O POVO QUER OUVIR E VER...JUSTIÇA! CHEGA! NESSE PAÍS SÓ QUEM TEM VOZ E VEZ É O RICO. DAI-LHE JOAQUIM..QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE E QUEM DEVER QUE PAGUE OU SE LASQUE. AQUI EM ALAGOAS ..AH SE TIVESSE SÓ UNZINHO DESSE ... UI KKKK O CÔCO SERIA OUTRO.

    MARIA INES em 19/08/2013 as 19:32

    Ministro Joaquim, fala e age como o povo quer ouvir e ver. Chega de quem tem dinheiro nesse País mandar. Quem for podre que se quebre. Dai-lhe Joaquim, quem dever que pague ou se LASQUE.
    AQUI EM ALAGOAS DEVERIA SÓ TER UM DESSE ASSIM...KKKK SÓ UNZINHO

    MARIA INES em 19/08/2013 as 19:28

    Noblat, se for para ser polêmico e aparecer na mídia, que seja com algo benéfico para seu país. Isso só ajuda os mensaleiros. É isso o que quer? Pois assim parece. Por quê?

    Alexandre Oliveira em 19/08/2013 as 19:09

    Fala sério Noblat! Ele só fala o que está engasgado na garganta do Povo, que vê chances da Impunidade vencer...
    Vc acha que tem algum inocente sendo julgado???????
    Recurso em última instância????????
    Me desculpe, mas eles já foram condenados e deveriam estar presos!

    Fernando em 19/08/2013 as 18:59

    Acho que o Dr. J.B deve descer do salto e deixar de ser vaidoso.

    Hugo Milu da Siva Filho em 19/08/2013 as 18:26

    ele pensa que é irmão do filho do lula, né não?

    eu mesma em 19/08/2013 as 17:01

    LAMENTAVEL UM GRANDE JUIZ MAIS NAO RESPEITA POSIÇAO CONTRARIA A SUA QUE DEMOCRATA E ESSE

    marcio jacinto em 19/08/2013 as 14:22

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.