Brasil

18 Setembro de 2013 - 14:52

Choque entre trem de carga e de passageiros em SP deixa 16 feridos

Acidente interrompeu circulação entre Franco da Rocha e Baltazar Fidélis
G1
Acidente envolvendo trem de carga que descarrilou e acertou outro de passageiros em Franco da Rocha deixa dezenas de feridos nesta quarta-feira (18) Futura Press Acidente envolvendo trem de carga que descarrilou e acertou outro de passageiros em Franco da Rocha deixa dezenas de feridos nesta quarta-feira (18)

Um trem de carga descarrilou e bateu em uma composição de passageiros próximo à estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O acidente ocorreu por volta das 11h20 desta quarta-feira (18), na Grande São Paulo.

Levantamento do G1 feito em hospitais aponta 16 atendidos após o acidente. Segundo a Prefeitura, seis adultos e uma criança de 3 anos foram atendidos no Pronto Atendimento municipal de Franco da Rocha. Três adultos tiveram alta e três ainda estavam sendo medicados às 15h15. A criança bateu a cabeça e levou quatro pontos na testa. Ela permanecia em observação no horário.

Outras nove pessoas foram levadas ao Hospital Estadual de Franco da Rocha. Dois pacientes receberam alta e seis tinham estado de saúde estável e permaneciam em observação. Uma mulher foi encaminhada ao centro cirúrgico devido a uma fratura. Essa passageira que foi levada ao hospital pelo helicóptero Águia, da PM.

Inicialmente, o capitão Alípio, do Corpo de Bombeiros, tinha informação de pelo menos 13 feridos no acidente. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado para auxiliar no socorro das vítimas. Um dos passageiros, com uma fratura exposta na perna, foi resgatado pela aeronave. O grupamento aéreo da PM não informou o estado de saúde, nem para qual hospital ele foi levado.

Por causa do acidente, a circulação de trens permanecia interrompida entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis às 14h50. No horário, os ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) atendiam a população no trecho paralisado. No horário, não havia previsão para que a circulação de trens fosse normalizada.

Ainda segundo a CPTM, o cargueiro é operado pela MRS Logística, por concessão federal, e carregava bauxita em direção a Francisco Morato, na região metropolitana da capital, no momento do acidente. Após descarrilar, quatro vagões do trem de carga tombaram e atingiram a lateral dos últimos carros da composição da Linha 7-Rubi, que seguia no sentido contrário.

A Linha 7-Rubi liga a Estação Luz, no Centro de São Paulo, à cidade de Jundiaí, no interior paulista.

Investigação

O gerente de Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, disse ao SPTV que a companhia apura as causas do acidente. Segundo ele, a distância entre os dois trens é correta no ponto onde ocorreu o descarrilamento. “O momento é de apurar as causas desta ocorrência”.

Por volta das 12h30, ele informou que equipes da CPTM já estavam no local e que a MRS Logística, proprietária do trem de carga envolvido no acidente, já havia sido acionada.

Comentários

  • welinton

    em 22/09/2013 as 20:35

    "isso é uma porcaria essas bosta aja que estão tudo serto esses cara de pau filho da puta vai da o cu a rombado"

  • Renata

    em 20/09/2013 as 17:08

    "Realmente é uma falta de consideração muito grande com a população, que vive pagando essas tarifas absurdas todos os dia para pegarem trens extremante lotados, atrasados e ainda pagarem para morrer.
    Que pais é esse, garanto que se os donos da CPTM depende sem deste transporte todos os dias como nos brasileiros,eles fariam grandes melhoras e não estaria a porcaria que está hoje.Mas o importante é lucrar e o que importa pra eles e estar com o bolso cheio,enquanto nos cidadãos sofremos todos os dias enquanto os mesmo se fingem de cegos e não fazem nada para dar uma melhor condição de transporte a milhões de brasileiros.
    Esse é nosso Brasil.
    "

  • irene tomaz de aquino

    em 20/09/2013 as 00:09

    "estava proximo ao acontecimento por sorte não foi uma grande catástrofe ............ do maquinista nada falam. onde tudo começou os trilhos se colam na terra pelo desgate do tempo .È preciso com urgencia acabar com estas reforma e rever todo estes trilhos com maior seriedade e urgencia.

    "

  • Maiza

    em 19/09/2013 as 14:55

    "bom dia, isso aconteceu ontem, todos relevaram mais o problema ainda continua e quem paga por tudo isso nó brasileiros ke temos ke sair mais cedo de casa pra nao chegarmos atrasados no serviço! nao é revolta, e sim muito chateada com a CPTM simplesmente pelo fato de todos os domingos passar por constrangimentos por causa de tantas obras! "

  • Maiza

    em 19/09/2013 as 14:55

    "bom dia, isso aconteceu ontem, todos relevaram mais o problema ainda continua e quem paga por tudo isso nó brasileiros ke temos ke sair mais cedo de casa pra nao chegarmos atrasados no serviço! nao é revolta, e sim muito chateada com a CPTM simplesmente pelo fato de todos os domingos passar por constrangimentos por causa de tantas obras! "

  • Milton Foresto

    em 19/09/2013 as 10:48

    "Esse trem de carga bateu em um trem de passageiros, ou melhor dizendo, trem com animais, pois é assim que somos tratados nesse país. Não é o primeiro e nem será o ultimo acidente a acontecer nas ferrovias da CPTM. Eu já vi esse filme muitas vezes.
    Parabéns brasil....."

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.