Dilma Rousseff ganharia Eleição 2014 no 1º turno, diz Datafolha - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Política

Dilma Rousseff ganharia Eleição 2014 no 1º turno, diz Datafolha

Pesquisa levou em conta 2.517 entrevistas, realizadas em 154 cidades brasileiras

www.r7.com.br 12 Outubro de 2013 - 08:45

Foto: Itamar Aguiar/11.10.2013/Estadão Conteúdo

Maior rival de Dilma Rousseff nas urnas ainda é Marina Silva

Maior rival de Dilma Rousseff nas urnas ainda é Marina Silva

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), venceria a eleição e seria reeleita para mais quatro anos de mandato caso a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12). Dilma tem 42% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves (PSDB) e 15% de Eduardo Campos (PSB).

Os votos brancos, nulos e os eleitores que disseram que não votariam em nenhum dos três candidatos somam 16%. Outros 7% dos entrevistados não sabem quem escolheriam para a Presidência se a eleição fosse hoje.

A pesquisa Datafolha levou em conta 2.517 entrevistas, realizadas em 154 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em agosto, o Datafolha fez outra pesquisa, que não pode ser comparada a essa porque havia mais candidatos oferecidos para os entrevistados. Naquela ocasião, porém, Dilma teria 35% dos votos, contra 26% de Marina Silva, 13% de Aécio Neves e 8% de Eduardo Campos.

Segundo o Datafolha esses 26% de Marina — que não conseguiu registro a tempo para seu partido, a Rede Sustentabilidade — foram pulverizados entre os três principais candidatos. O maior beneficiado foi Aécio Neves, que herdou 8% dos votos. Já Dilma e Eduardo Campos receberam, cada um, 7% do total que Marina tinha na pesquisa de agosto.

Outros cenários

O Datafolha simulou quatro cenários da disputa presidencial e este é o único em que Dilma ganharia o pleito ainda no primeiro turno. Na simulação mais acirrada, quando a petista enfrenta José Serra (PSDB) e Marina Silva (PSB), Dilma consegue 37% dos votos, contra 28% de Marina e 20% do tucano. Brancos, nulos e eleitores que não votariam em nenhum dos três somam 10%. Outros 5% não sabem em quem votariam.

Em outro cenário, em que Dilma encara Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) nas urnas, a petista tem 39% das intenções de voto, contra 26% da agora pessebista e 17% do tucano. Os votos brancos, nulos e os eleitores que não votariam em nenhum dos três somam 10%. Outros 5% não sabem em quem votariam hoje.

Por fim, na simulação que considera Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), a petista conquista 40% das intenções de voto, contra 25% do tucano e 15% do socialista. Brancos, nulos e nenhum dos candidatos somam 15%, e os eleitores que não sabem totalizam 6%.

Comentários


  • CARA, ESSA É A NOSSA DILMA DO BRASIL VARONIL! DILMA DO POVO BRASILEIRO! DILMA DE TODOS OS QUE AMAM O NOSSO BRASIL VARONIL! É ISSO AÍ! TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MUDA! DILMA DO BRASIL SEMPRE! JUÍZO GENTE!

    Cláudio P. Pinheiro, o cpp! em 13/10/2013 as 03:29

    CARA, ESSA É A NOSSA DILMA DO BRASIL VARONIL! DILMA DO POVO BRASILEIRO! DILMA DE TODOS OS QUE AMAM O NOSSO BRASIL VARONIL! É ISSO AÍ! TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MUDA! DILMA DO BRASIL SEMPRE! JUÍZO GENTE!

    Cláudio P. Pinheiro, o cpp! em 13/10/2013 as 03:29

    E ela e Lula acabaram com a roubalheira e a violência ? Não! Pelo contrário, só se ver assaltos, assassinatos, crimes, drogas, estupros, pedofilias, sequestros, mensaleiros e por aí vai. Nunca em governos anteriores houve tantos escândalos quanto nos governos do PT. Chega de petismo! O problema é que o povo brasileiro está tão atabalhoado que se Dilma ganhar e passar mais 4 anos, se o ex presidente Lula apoiar Zé Dirceu, o povo vota nele. Não sou simpatizante de partido algum mas, seria bom que nem PSDB e nem PT ganhassem as eleições presidenciais em 2014!

    Interiorano em 12/10/2013 as 18:34

    Devemos manter a Dilma por mais quatro anos e invocar a oposição brasileira que vistas a camisa do seu povo votando medidas que acabem com a pouca vergonha dos maus políticos os quais devem ir pra a cadeia. Não acredito na grande maioria dos opositores ao governo. Sou um simples cidadão brasileiro aos cinquenta e nove anos de idade.

    Francisco Fabio Gonzaga Pinto em 12/10/2013 as 14:03

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.