Carreta Saúde da Mulher é inaugurada nesta terça-feira - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Carreta Saúde da Mulher é inaugurada nesta terça-feira

O programa foi criado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde (MS) como uma ação complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar os exames e diminuir as filas

assessoria 13 Janeiro de 2014 - 10:33
Carreta da Saúde da Mulher Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Carreta da Saúde da Mulher Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura, na próxima terça-feira (14), a Unidade Móvel de Saúde da Mulher (UMSM), conhecida como “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, às 9h, no estacionamento de Jaraguá. A carreta, com 25m de comprimento e 4,30m de altura, tem capacidade para realizar diariamente 100 exames, sendo 50 de mamografia e a outra metade de ultrassonografia (da mama e endovaginal).

A partir de quarta-feira (15), a carreta estará na Praça Pingo D’Água, no Vergel, região do 2º Distrito Sanitário, que abrange oito Unidades de Saúde e o PAM Dique Estrada. As mulheres interessadas devem marcar os exames nas unidades de saúde do mesmo distrito. A unidade móvel atenderá a demanda da localidade até o final do mês de janeiro. A carreta ficará em Maceió durante três anos. Nesse período, todos os distritos sanitários serão visitados, auxiliando no atendimento das unidades de saúde.

“Será uma espécie de projeto-piloto esta experiência da Carreta no 2º Distrito. Depois disso passaremos o calendário e veremos se a sistemática precisa ser modificada. É importante ressaltar que todos os Distritos Sanitários terão a carreta disponível”, frisa a diretora geral dos Distritos Sanitário de Maceió, Flávia Melro.

O programa foi criado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde (MS) como uma ação complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar os exames e diminuir as filas de espera nas unidades de saúde. O MS desenvolve as ações, mas cabe aos municípios, o interesse e a responsabilidade de implantar.

Inauguração

A inauguração da Carreta da Saúde será acompanhada pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário Jaelson Gomes, o secretário de Comunicação, Clayton Santos. A abertura dos será acompanhada ainda por profissionais da saúde e da imprensa.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.