Agricultores são capacitados na produção de derivados da macaxeira - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas
  • Alagoas, de 2014
Cidades

Agricultores são capacitados na produção de derivados da macaxeira

Objetivo é incluir os produtos nas compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2012

07 Novembro de 2011 - 16:44

Foto: Google

Um grupo de agricultores da comunidade Lagoa dos Porcos, na zona rural de Estrela de Alagoas, foi capacitado na elaboração de derivados da macaxeira. O objetivo é agregar valor aos produtos e incluí-los nas compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para 2012.

A capacitação de 15 homens e mulheres da comunidade foi a partir de uma parceria entre os extensionistas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), a Secretaria Municipal de Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a associação local.

“O PAA, além de fortalecer a renda dos agricultores, com garantia de escoamento de sua produção a um preço justo, e garantir acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, tem incentivado os produtores a se capacitarem para poder beneficiar seus produtos, o que agrega valor aos mesmos”, destacou a nutricionista Arenilda Calixto Beserra, da Seagri, que presta orientação aos agricultores.

Segundo ela, o grupo foi capacitado na produção de bolo de macaxeira, biscoitos, pudim, sequilhos, cuscuz, croquete, tapioca e pé-de-moleque. “Apenas alguns desses produtos podem entrar no PAA, mas os outros serão usados na diversificação alimentar da família ou para vendas em feiras, por encomendas e no comércio local”, explicou a nutricionista.

Outros produtos da mesma comunidade já cadastrados para vendas ao PAA são pinha, macaxeira, batata doce, abóbora, banana prata, banana maçã, ovos de galinha caipira, manga, coco verde, mel, bolo de macaxeira, graviola e melancia.

Os extensionistas da Seagri que prestam assistência aos agricultores da comunidade Lagoa dos Porcos são, além da nutricionista, assistente social, agrônomo, zootecnista e técnicos agrícolas. Eles orientam os produtores sobre beneficiamento da produção, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), comercialização e associativismo.

“O trabalho de assistência técnica deve envolver todas essas etapas. Temos como determinação do governador Teotonio Vilela apoiar as famílias do campo na melhoria das condições de produção e geração de renda, por isso colocamos os técnicos à disposição dos produtores”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Comentários


  • Seja o primeiro a comentar.

    Escreva

    O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para denuncie@tribunahoje.com.

    Digite o código abaixo para enviar seu comentário.